//
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2017 já estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os desempenhos individuais poderão ser consultados na Página do Participante, que poderão ser usados para ingresso em Instituições de Ensino Superior, como aqui na UCB.
De acordo com o INEP, serão apresentadas as notas máximas e mínimas em cada prova objetiva e dados sobre o desempenho dos estudantes na redação. Para consultar o resultado será necessário informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição.
ENEM 2017
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova que é utilizada como exame de acesso ao Ensino Superior em universidades brasileiras e como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país. O exame também é feito por pessoas com interesse em ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou financiar a sua graduação por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
A proposta do ENEM tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de Ensino Superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.
As provas do Enem 2017 foram aplicadas em dois domingos consecutivos. No dia 5 de novembro, os candidatos fizeram as questões de Linguagem, Ciências Humanas, além da redação. Em 12 de novembro, foram aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Para que serve a nota do ENEM
Os estudantes podem usar o resultado das provas do ENEM em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Como ingressar na UCB com sua nota do ENEM?
Aceitamos a nota do ENEM como forma de ingresso. Com a nota satisfatória no exame, o candidato pode ingressar na Universidade e iniciar seu curso de graduação, mas antes, deve consultar os editais específicos publicados a cada processo seletivo e ver quais cursos aceitam as notas do ENEM.
* A nota substitui o vestibular tradicional, dessa forma, o candidato não precisa realizar nenhuma prova.
Os requisitos mínimos aceitos são 200 pontos em cada uma das provas objetivas, mais 200 pontos na redação para ingresso na instituição.
Clique aqui e veja o edital nº 906/2018 e saiba os cursos, turnos e número de vagas que disponibilizamos para os interessados em usar as notas do ENEM para ingressar nos cursos de graduação.
Saiba mais sobre todos os nossos cursos ofertados e suas formas de financiamento aqui. Para se inscrever nos nossos cursos, clique aqui.
Dia 23 de fevereiro é a data final para o interessado apresentar as notas do ENEM e pleitear uma vaga na aqui conosco.
* Se no ato da inscrição o candidato não encontrar o curso/turno desejado, é porque não existem mais vagas disponíveis.
Documentos necessários
Para realizar a inscrição, os seguintes dados devem ser preenchidos: a) Nome completo do candidato (sem abreviaturas), data de nascimento, endereço completo com o CEP, telefone, e-mail, número do documento de identidade, órgão emissor e data de expedição do documento de identidade; b) O candidato menor de idade deverá indicar seu responsável financeiro no momento da inscrição.
Os candidatos com dificuldade de acesso à Internet poderão fazer a inscrição no Câmpus I da UCB, no Atendimento Diferenciado ao Estudante (ATENDE), Taguatinga/DF, de segunda a sexta-feira, nos dias de expediente. Saiba mais pelo e-mail: atende@ucb.br ou no telefone (61) 3356-9000.
* Lembramos que o ingresso não é restrito aos aprovados do ENEM 2017. Quem fez a prova em qualquer edição anterior e obteve a pontuação mínima necessária pode se inscrever nos nossos cursos.
Sisu
Com a nota do Enem 2017, os candidatos podem fazer a inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. O Ministério da Educação antecipou o prazo para o período entre 23 a 26 de janeiro. Elas serão feitas no site do programa: http://sisu.mec.gov.br/.
Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2017. Como nos anos anteriores, cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).