//
2012
abr
09

REVISTA INTERACÇÕES – Chamada de trabalhos

A adolescência como tempo da vida humana, tecida também da perspectiva histórico-social, tem passado por muitas modificações, inclusive pelo seu prolongamento temporal em grande parte das sociedades ocidentais. Por isso mesmo, tem se tornado objeto de pesquisas e ensaios de diferentes ciências, além de objeto de políticas públicas, em especial da educação, saúde, preparo e orientação profissionais, lazer, cultura e outras.

A revista Interacções, em colaboração com a Cátedra UNESCO, já publicou em 2010-11 dois números sobre as linguagens juvenis (16 e 17), que reuniram colaborações de diversos campos do conhecimento e de diversos continentes. Considerando a necessidade de associar diferentes enfoques sobre a adolescência em um número temático, assim, inclusive, diminuindo a distância entre os desafios propostos e a necessidade de formular, executar, acompanhar e avaliar políticas públicas, a revista  Interacções abre uma chamada de trabalhos inéditos em português, espanhol, francês e inglês, de modo a aprofundar as seguintes perspectivas:

1. A adolescência sob os pontos de vista:
1.1 – da História
1.2 – da Psicologia
1.3 – da Sociologia
1.4 – da Antropologia
1.5 – das Ciências da Saúde
2. A adolescência e as políticas públicas:
2.1 – da educação
2.2 – da cultura
2.3 – da saúde
2.4 – do lazer
2.5 – do preparo e orientação profissionais
2.6 – de outros setores.

O número terá uma abertura, com a proposição dos problemas, e um artigo conclusivo, ambos escritos pelos organizadores, que contribuirá para tecer as diferentes visões e enfatizar consequências para os processos educativos. Entretanto, serão particularmente importantes trabalhos que abram perspectivas para outros enfoques científicos.

INTERACÇÕES

Interacções (ISSN 1646-2335) foi avaliada como uma das dez melhores revistas acadêmicas de Portugal, entre 48 que concorreram, para integrar o portal SARC da Fundação de Ciência e Tecnologia – FCT, análoga à Fundação Capes, no Brasil. Periódico eletrônico publicado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Ribatejo, Portugal, é indexada pela “Directory of Open Acess Journals” – DOAJ (acesso internacional gratuito), entre diversos outros. Seu diretor é o Prof. Doutor Pedro Rocha Reis (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa).

ORGANIZADORES

Prof. Doutor Candido Alberto Gomes, sociólogo, fundador e pesquisador desta Cátedra, professor titular do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília, Brasil – clgomes@terra.com.br

Profª Doutora Sandra Francesca Conte de Almeida, psicanalista, leitora desta Cátedra e professora titular do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília – sandraf@pos.ucb.br

Profª Doutora Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues Brasil, psicóloga, leitora desta Cátedra e professora titular do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília – katia@ucb.br

CALENDÁRIO

Data limite de apresentação de resumos com o máximo de 250 palavras: 30/06/2012
Data limite de apresentação dos artigos, com o máximo de 25 páginas: 15/11/2012.
Date provável de publicação do número especial: Abril de 2013.

NORMAS EDITORIAIS

Os originais devem ser inéditos e ter um máximo de 25 páginas A4 (incluindo sumário, tabelas/figuras, bibliografia e anexos) e ser redigidos em processador de texto (Microsoft Word, ou equivalente), em fonte Arial 11, espaçamento de 1,5 linhas, com margens laterais, superior e inferior de 3,0 centímetros.
As normas completas encontram-se no endereço http://nonio.eses.pt/interaccoes.

Publicado por Tiago Mendes
Skip to content