Reunião marca início de parceira com instituição argentina

A Universidade Católica de Brasília, por meio da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, realizou no dia 21 de setembro, uma reunião para dar início a uma parceria com a Faculdade de Artes da Universidade Nacional de Tucumán, na Argentina. Durante o encontro foi assinada uma carta de intenções, em que visa o empenho mútuo na construção da relação e de possibilidades de intercâmbio entre as instituições, além da doação de obras do artista argentino Roberto Koch, que estão sendo expostas durante a XV SeComunica, no hall do Bloco K.

Para a vice decana da Escola de Artes da Universidade Nacional de Tucumán, professora Silvia Leonor Agüero, essa aproximação é uma grande satisfação, assim como poder disseminar a obra do artista Roberto Koch, formado pela universidade, com a comunidade acadêmica da Católica. “Temos estudantes de vários lugares do mundo, inclusive do Brasil, então essa parceria colabora para que possamos aumentar ainda mais os nossos laços e a troca de cultura e conhecimento entre os países”.

O professor dos cursos de Comunicação da UCB, Fernando Esteban Acosta, foi um dos responsáveis pela realização da reunião e destacou a intenção de internacionalização da Comunicação. “Estamos aproveitando os laços que temos com instituições de fora, para desenvolver parcerias. Como me formei na Universidade Nacional de Tucumán e mantenho uma ligação até hoje, consegui articular para que pudéssemos dar início a essa relação”.

A apresentação da carta foi realizada pelo coordenador do curso de Comunicação, professor Joadir Foresti, que pontuou os aspectos firmados pelas universidades. Entre os pontos estabelecidos estão: o interesse recíproco em cooperar com o intercâmbio de membros do corpo docente, estudantes de graduação e pós-graduação; projetos conjuntos de investigação científica; participação em seminários e eventos acadêmicos; troca de informações e materiais didáticos; além do desenvolvimento de programas acadêmicos e culturais.

A diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, professora Christine Carvalho, explica que inicialmente o acordo foi proposto para os cursos que compõem a Escola, mas que o objetivo futuro é abranger para as outras áreas. “Ficamos muito honrados com essa aproximação e esperamos que esse seja o início de uma parceria enriquecedora, que traga desenvolvimento para ambas as instituições”.

XV SeComunica

A XV Semana de Comunicação teve início no dia 19 de setembro e vai até o dia 23. Com o tema “Comunicadores e Mutações: Cenários e Oportunidades”, a programação do evento conta com oficinas, workshops, seminários, cines debate, exposições de resultados de pesquisa, apresentações culturais e o II Seminário Interprogramas.

A vice decana da Universidade Nacional de Tucumán, Silvia Agüero, participará do evento no dia 23 de setembro, com a palestra “Conexões entre Universidade e TV aberta”. Para conferir a programação na íntegra, acesse: https://doity.com.br/xv-secomunica-oficinas#schedule

Publicado por Tiago Mendes