//
2024
nov
29
Demoday

Residência Tecnológica: Estudantes participam de Demoday

Na manhã desta sexta-feira (29), o Demoday de Residência Tecnológica da Universidade Católica de Brasília (UCB) contou com a participação de estudantes do 1º semestre dos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Na ocasião, 18 squads (grupos) apresentaram propostas baseadas na temática de cultura de Brasília e das regiões administrativas do Distrito Federal. Esta edição do evento teve o envolvimento de 120 estudantes da UCB.

Com a proposta do aplicativo “Cultura de Bairro”, o projeto vencedor, da equipe 14, tinha o objetivo de desmistificar a ideia da concentração da cultura no Plano Piloto. Ao divulgar eventos e espaços turísticos das regiões administrativas, o aplicativo valoriza a pluralidade cultural das RAs.

A banca avaliadora foi composta pelo secretário executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Alexandre Villain; pelo presidente do Conselho de Cultura do DF, Filipe Vitelli; pelo presidente da Conecta Nacional e diretor da empresa Projetus, Paulo Gabriel Gusmão; e pelo coordenador do Programa de Residência Tecnológica do Porto Digital, Rodrigo Pereira.

Inovação

Organizado pelo curso de Residência Tecnológica, o evento ocorre semestralmente em parceria com o Porto Digital, localizado em Recife/PE, considerado um dos principais parques tecnológicos do Brasil.

“O objetivo da iniciativa é avaliar os trabalhos propostos por esses squads, por esses grupos, e identificar os três melhores”, explicou o coordenador da Residência Tecnológica da UCB, Gislane Santana, ao apontar que essa foi a segunda e última etapa do processo. Na última quinta-feira (28), todos os grupos se apresentaram, e somente 10 estiveram na manhã desta sexta-feira (29) na final.

“Por meio desta iniciativa, os estudantes foram provocados a desenvolver habilidades e a encararem desafios exigidos aos profissionais”, apontou Santana, ao indicar que essa proposta é pensada para prepará-los para o mercado de trabalho. “A empregabilidade deles é o objetivo principal do nosso projeto”, complementou.

Inspiração

“Vocês estão tendo a oportunidade de dar um passo além, de empreender, de gerar emprego, de gerar negócio, de transformar a sociedade”, destacou o secretário executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Alexandre Villain, ao mencionar a diversidade de áreas que podem ser exploradas, conforme a afinidade dos estudantes. “Acredito muito no empreendedorismo e na capacidade de vocês para atuar nesse setor”, parabenizou Villain.

Ao ressaltar a importância do pertencimento para quem mora nas RAs do DF, o presidente do Conselho de Cultura do DF, Filipe Vitelli, destacou a relevância das apresentações. “Vi trabalhos maravilhosos com enorme potencial”, enfatizou, mencionando poeticamente a vivência e os valores intangíveis das regiões administrativas do Distrito Federal.

Publicado por Bárbara Fragoso

Notícias Recentes

24 abril 2025
UCB sediará evento de comitê criado no Vaticano
21 abril 2025
Nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
16 abril 2025
Estudantes fazem visita técnica ao Outlet Premium Brasília

Falando nisso...

Skip to content