//
Destinada a pesquisadores científicos de todas as áreas do conhecimento, a ResearchGate (RG) é uma rede social livre, com mais de 1,4 milhão de usuários no mundo, cerca de 40 mil são brasileiros. Dentre os recursos interativos que a plataforma oferece estão: compartilhamento de arquivos, publicações, fóruns, discussões metodológicas, vagas internacionais para especialização, mestrados e doutorados.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília, professor Daniel Boullosa, começou a utilizar a ferramenta há cerca de dois anos, por indicação de um colega. Atualmente com 60 artigos publicados, ressalta a importância de compartilhar produções intelectuais e interagir sobre diferentes temas de interesse, gerando inclusive, oportunidades de parceira em estudos.
A plataforma sugere grupos com usuários que possuem interesses de pesquisa semelhantes, por meio da análise das informações fornecidas pelo usuário na página do perfil. Os trabalhos podem ser filtrados por palavras-chave, local, região e país. É oferecida a opção de solicitar a publicação ao próprio autor, segui-lo, fazer contato direto e participar de discussões.
Com 102 publicações, o coordenador do Programa de Ciências Genômicas e Biotecnologia, professor Rinaldo Pereira, bastante engajado com a plataforma, falou da importância dos pesquisadores da UCB aderirem à rede. “A ResearchGate também trabalha em nível Institucional. Se padronizarmos a maneira como inserimos os dados dos pesquisadores é possível ter uma visualização de como a pesquisa da Instituição está sendo vista”.
Para o estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Ramires Tibana, o RG é uma ferramenta relevante, tanto para os estudantes, como para os professores e pesquisadores. “Entre os benefícios de maior destaque está o acesso aos artigos que em grande parte possuem o acesso restrito pelas revistas. Além disso, você pode ampliar seu network entre os pesquisadores, comentando e pedindo auxilio para determinada questão ou dúvida científica. Eu possuo aproximadamente 70 artigos publicados, que semanalmente são lidos por pessoas de diferentes locais do mundo. É muito interessante essa integração”.
Para entrar para a rede social, acesse: https://www.researchgate.net/