//
Representantes da Unesco Brasília, Dr. Fábio Soares Eon, coordenador do setor de Ciências Sociais, Humanas e Naturais da Unesco em Brasília, e Sra. Ingrid Siss, coordenadora do Programa Pacto pela Juventude destinado aos jovens das favelas, estiveram presentes na sede da Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília, ontem, 27 de junho.
Nesse encontro, ocorreu a apresentação de ambos os programas relacionados à Unesco: a Cátedra e o Pacto pela Juventude, com o objetivo de estabelecer uma futura colaboração entre as competências acadêmicas da Cátedra e as competências sociais do Pacto pela Juventude do Rio de Janeiro. Professor Padre Geraldo Caliman, coordenador da Cátedra UCB, compartilhou as atividades desenvolvidas, principalmente nas áreas de pesquisa e intercâmbio nacional e internacional. Professor. Me. José Ivaldo Araújo de Lucena também participou do encontro.
O Pacto pela Juventude é um programa localizado no Rio de Janeiro e representa uma política pública inovadora em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Esse programa tem como foco a formação cidadã e capacitação de jovens em situação de extrema vulnerabilidade social. Foram selecionados 920 jovens, com idades entre 15 e 29 anos, que atuarão em 60 núcleos localizados em áreas periféricas e favelas da cidade, com o objetivo de transmitir conhecimentos e propor soluções para os problemas relacionados às suas comunidades. No total, mais de 25 mil pessoas serão impactadas por essa iniciativa.
Com ênfase nas áreas de Cultura, Esporte, Sustentabilidade e Tecnologia, os participantes do projeto terão a oportunidade de vivenciar estratégias de participação social, liderança comunitária e cidadania. Dos 920 participantes, 800 receberão um auxílio financeiro mensal de R$ 500, levando em consideração critérios socioeconômicos estabelecidos no edital.
Acesse o site da Cátedra Unesco.