//
A inovação está cada vez mais presente no dia a dia da sociedade. A cada momento surgem novas e criativas ideias nos mais diversos segmentos. Nesse contexto, as universidades são centros de referência para criação e desenvolvimento de iniciativas inéditas, em especial aquelas voltadas para a comunidade. Na Universidade Católica de Brasília (UCB), o Núcleo de Práticas Periciais Contábeis (NPPC) é o exemplo mais recente devido a uma parceria entre os cursos de Ciências Contábeis e Direito da UCB, que lançou um projeto que oferece assessoria contábil gratuita às pessoas que entram com processos na Justiça Federal, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Universidade.
A proposta é promover uma convivência prática aos estudantes, aplicada na resolução de problemas da população. “Pela experiência que tenho, trabalhar esses dois núcleos é uma iniciativa inovadora e inédita no Brasil. Além disso, é algo que vai contribuir para a integração entre os cursos na UCB, além de estimular a interdisciplinaridade e o aprendizado na prática”, explica o coordenador do NPPC e do curso de Ciências Contábeis da UCB, Idalberto Neves Júnior.
Com o novo Núcleo de Práticas Periciais Contábeis, a comunidade tem acesso gratuito a serviços como revisão de benefícios, correção de valores, análises de cálculos na fase de execução e contagem de tempo de contribuição. Segundo o coordenador, profissionais especializados nessa área estão em falta no mercado e os poucos existentes cobram preços inacessíveis pelos serviços.
O projeto busca, também, cumprir o papel social da Universidade de oferecer uma educação de excelência e ainda contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, como reforça o pró-reitor acadêmico da UCB, Daniel Rey de Carvalho. “É extremamente gratificante ver um projeto como o Núcleo de Práticas Periciais Contábeis nascer. É por meio dele, e de vários outros, que podemos crescer em ensino, pesquisa e extensão, fazendo com que os maiores beneficiados dessas iniciativas sejam os alunos e a sociedade como um todo”, acrescenta.
Atualmente, o projeto funciona nas salas de aula da UCB, durante o horário da disciplina Perícia Contábil e Arbitragem, composta por alunos do curso de Ciências Contábeis e de outros que têm interesse em participar do NPPC. Por estar em fase inicial de implantação, o Núcleo atende três casos no momento. Os interessados nos serviços devem procurar diretamente o Núcleo de Práticas Jurídicas da UCB, em uma de suas unidades presentes nos fóruns de Taguatinga, Samambaia, Águas Claras, além da unidade de Juizados Especiais Federais (JEF), que cuida de matérias de foro previdenciário, e a unidade dentro da UCB, localizada no Bloco Central.