//
2022
ago
25
Pesquisa

Programa de stricto sensu recebe menção honrosa da CAPES

Na primeira quinzena de agosto, o programa de Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da Universidade Católica de Brasília recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese. A premiação é realizada anualmente e nela são reconhecidas as melhores teses de doutorado desenvolvidas em cada área. Para a seleção, são considerados os seguintes critérios de originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Para esta premiação, a área da Biotecnologia na CAPES seleciona três teses, para receberem o prêmio de melhor tese e 2 menções honrosas.   

A tese de doutorado intitulada “Protótipo de cone biodegradável como uma estratégia nanobiotecnológica para a endodontia regenerativa” do estudante Maurício Gonçalves da Costa Sousa, orientado pela profa. Dra. Taia Rezende e coorientado pelo prof. Dr. Octávio Franco, traz uma proposta inovadora com a indicação de um produto para uso em procedimentos de terapia endodôntica regenerativa. O trabalho recebeu uma das menções honrosas, classificando a tese como uma das 3 melhores teses de doutorado defendidas em 2021.   

Atualmente no país, existem 64 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Biotecnologia. O programa de Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB, apresenta nota 6 na CAPES e é reconhecido como um programa de excelência no país. 

O estudante Maurício Gonçalves é egresso dos cursos de graduação em Odontologia e do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Genômicas e Biotecnologia na UCB. Atualmente é pós-doutorando na Oregon Health and Science University.

A prof.ª. dra. Taia Rezende destacou a importância da menção. “É um prêmio que orgulha muito nosso programa de Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia e nos coloca em destaque frente aos outros mais de 60 programas de pós-graduação, na área da Biotecnologia no Brasil”. 

Como resultado da tese do estudante, uma patente foi depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, um artigo foi publicado na revista Bioactive Materials com impacto 16.84, além da participação do aluno e orientadores, em outras 10 publicações ao longo dos 4 anos de doutorado. Em adição, este trabalho teve a participação de duas universidades parceiras, a University of British Columbia, no Canadá e a University of Texas Health Science Center at Houston, nos EUA. 

 “Isso só mostra a qualidade do trabalho da nossa equipe de ter feito uma tese na área de biotecnologia e odontologia, desenvolvendo novos produtos e com isso conquistando a respeitabilidade no país inteiro”, disse o prof. Dr. Octávio Franco.  

 

Sobre a CAPES 

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é uma Fundação do Ministério da Educação (MEC), e tem como missão a expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. Em 2007, também passou a atuar na formação de professores da educação básica. 

As atividades da CAPES são agrupadas nas seguintes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas: 

  • avaliação da pós-graduação stricto sensu; 
  • acesso e divulgação da produção científica; 
  • investimentos na formação de pessoal de alto nível, no País e exterior; 
  • promoção da cooperação científica internacional; 
  • indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância. 
Publicado por Lauana Damacena

Notícias Recentes

21 abril 2025
Nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
16 abril 2025
Estudantes fazem visita técnica ao Outlet Premium Brasília
16 abril 2025
UCB recebe representantes da Embaixada do Uruguai
Skip to content