Lançamento de Livro

Professores lançam livro com base em experiências vividas na UCB

A Universidade Católica de Brasília (UCB) lançou, por meio da Coordenação de Formação Continuada Docente, o livro “Boas práticas na Educação Superior: avaliação da aprendizagem e práticas institucionais”, organizado por Camilla Sara Gonçalves Cunha e Gidalti Guedes da Silva. A publicação é fruto do edital de boas práticas, lançado anualmente pela UCB. Professores e gestores educacionais prepararam relatos de suas vivências na educação superior, colocando em prática o que foi denominado de “professor reflexivo”. “Nesse processo, é fundamental que a teoria e a prática pedagógica estejam articuladas de forma dialética, com o intuito de aprimorar o trabalho desenvolvido com os estudantes e sua consequente aprendizagem”, comenta o professor Gidalti.

O e-book de boas práticas 2023 foi lançado no último dia 26 de outubro, contando com a presença dos autores dos capítulos e outros colaboradores. O livro foi prefaciado pelo Reitor da UCB, Prof. Carlos Longo, e tem 10 capítulos, dos quais os 04 primeiros se referem a boas práticas institucionais, enquanto os outros 06 capítulos são boas práticas de avaliação da aprendizagem. Foram apresentadas práticas inovadoras, que demonstram a criatividade e protagonismo de seus autores. Segundo Gidalti, os autores esperam que o livro “inspire outros gestores e professores a assumirem essa postura reflexiva inovadora frente os desafios que a Educação Superior tem enfrentado”.

O livro está disponível para download gratuito aqui.

Publicado por Samuel Siqueira