Foto: Faiara Assis

Professores são homenageados antes de partirem para o Pós-Doc no exterior

17 professores dos Programas de Pós-Graduação da Universidade foram selecionados pela FAP/DF

A Reitoria da Universidade Católica de Brasília (UCB) homenageou 17 professores dos Programas de Pós-Graduação da Instituição que foram selecionados pelos editais 63/2019 e 72/2019, da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF), para realizarem os cursos de Pós-Doutoramento (Pós-Doc) no exterior. O envio de tantos professores de uma só vez é inédito dentro da Instituição.

Os professores foram recebidos pelo Magnífico Reitor, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat; pelo pró-reitor Acadêmico, Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho; pelo pró-reitor de Administração, Prof. Me. Júlio Cesar Lindemann; pelo diretor da Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Inovação (CGDI), Prof. Dr. Alexandre Kieling; pelo assessor da Reitoria, Prof. Dr. Ir. Lúcio Dantas e por todos os diretores de Escolas.

Segundo o Magnífico Reitor, o ensino superior no Brasil cresceu significativamente nos últimos anos e contribuíram para esse crescimento, entre outros fatores, a reorganização das diretrizes curriculares para o ensino superior e os investimentos da iniciativa privada.

“A expectativa é que o Brasil possa cumprir a meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), o que significa ter 33% dos jovens da faixa etária de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior até 2024. Hoje são 18,1% – além de estarmos muito distantes dessa meta, esse percentual é muito baixo quando comparado ao de países desenvolvidos. Com esse envio de professores, acentuamos o processo de internacionalização e globalização dos sistemas de ensino superior, estimulando a nova geração a ingressar em uma Instituição de Ensino Superior como a UCB”, destacou o Ir. Jardelino Menegat.

Ainda de acordo com o reitor, as instituições de ensino superior precisam se moldar aos novos cenários de Educação para que possam se equiparar, num futuro próximo, a países desenvolvidos.

“Eu manifesto uma satisfação enorme, pois, não é de hoje que estamos trabalhando pelo Stricto Sensu, pela pesquisa, pela internacionalização, ou seja, pelo lugar que achamos que a Instituição deva estar. Esse desejo saiu das mentes à realidade, com a ida de todos vocês para outros países, consequentemente, a execução do nosso Plano de Gestão estipulado até o ano de 2030, que já está em ação. Saímos de uma fase conceitual, de planejamento, para uma operacional. E que esta ida dos senhores para outros países possam ser pontes que ligam o conhecimento”, ressaltou o pró-reitor Acadêmico, Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho.

A intensão da Universidade, com a formação de professores no exterior é, logicamente, ter um corpo docente altamente capacitado e atualizado, bem como fechar parcerias com IES de outros países, facilitando assim o intercâmbio de discentes e docentes. “Temos interesse em fechar novas parcerias, criar novos laços com outras instituições, por isso cada um de vocês levará uma carta assinada pelo reitor acentuando a nossa intenção de diálogo”, disse o pró-reitor de Administração.

Foto: Faiara Assis

Os Homenageados

Os professores homenageados e as localidades onde eles estudarão são: Cristine Chaves Barreto, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Genômicas e Biotecnologia (Holanda); Osvaldo Candido da Silva Filho, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia (Portugal); Rogério Mazali, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia (Austrália); Wilfredo Sosa Sandoval, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia (Espanha); Carlos Angelo de Meneses Sousa, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (Portugal); Célio da Cunha, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (Portugal); Geraldo Caliman, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (Itália); Luiz Síveres, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação     (Estados Unidos); Vicente Paulo Alves, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia (Itália); Alessandra Rocha de Albuquerque, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (Estados Unidos); Marta Helena de Freitas, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (Reino Unido); Victor Marcio Laus Reis Gomes, do Programa Stricto Sensu em Educação (Portugal); Remis Balaniuk, do Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação (Inglaterra); Marcelo Henrique Soller Ramada, do Programa Stricto Sensu em Ciências Genômicas e Biotecnologia (Estados Unidos); Robert Edward Pogue, do Programa Stricto Sensu em Ciências Genômicas e Biotecnologia (Irlanda); Milton Rocha de Moraes, do Programa Stricto Sensu em Educação Física (Estados Unidos) e Gislane Ferreira de Melo, do Programa Stricto Sensu em Educação Física (Estados Unidos).

Ao final da cerimônia, os professores receberam uma benção especial de envio, feita pelo Pe. Emmanuel Ifeka, capelão do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB).

Publicado por Universidade Católica de Brasília