Congresso

Professora participa de evento internacional em Lisboa

Entre os dias 1 e 5 de abril, a professora Eduarda Rezende dos Programas Stricto sensu em Gerontologia e em Psicologia da Universidade Católica de Brasília esteve em Lisboa, Portugal, para acompanhar as atividades da professora Helena Águeda Marujo, da Universidade de Lisboa. O motivo da visita foi a participação no IV Congresso Português de Psicologia Positiva e II Simpósio Luso-brasileiro de Psicologia Positiva, realizados nos dias 3, 4 e 5 de abril na capital portuguesa.

Helena Águeda Marujo, doutorada em Psicologia pela Universidade de Lisboa e professora no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, é uma figura destacada no campo da Psicologia Positiva, coordenando a cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável e diversas unidades acadêmicas relacionadas.

Professora Eduarda ressaltou a importância das colaborações entre instituições, destacando que elas ampliam o olhar da pesquisa, possibilitando novas perspectivas e comparações transculturais. “Eu acho que a gente ter colaborações internacionais, parcerias interinstitucionais de maneira geral, é algo que acaba acrescentando muito, seja porque a gente vai estar em parceria com outra universidade que tem uma tecnologia mais avançada que a nossa, ou uma tecnologia diferente, seja na coleta de dados, na análise dos dados, então acho que a gente tem muito a agregar”, afirmou.

Durante o congresso, a professora Eduarda buscou estabelecer novas parcerias e construir conexões acadêmicas significativas. Além das atividades do evento, ela também aproveitou para compartilhar conhecimentos sobre temas como envelhecimento, explorando uma perspectiva pouco abordada na Psicologia Positiva.

O trabalho da professora Helena Marujo é conhecido por sua abordagem coletiva e global em questões de bem-estar e felicidade, envolvendo direitos humanos e educação para a paz. Sua colaboração com pesquisadores brasileiros como a professora Eduarda pode enriquecer os projetos de Psicologia Positiva no Brasil, trazendo uma visão mais ampla e contextualizada desses temas. Segundo Eduarda, “professora Helena tem muitos estudos envolvendo a questão sobre bem-estar, felicidade, mas não num sentido somente individual, como muitas vezes é pesquisado, não só no Brasil, como em diversos outros países, inclusive norte-americanos, mas num olhar mais coletivo, mais global.”

Além das atividades acadêmicas, a visita da professora Eduarda a Lisboa incluiu imersão na cultura local, explorando a gastronomia e participando de reuniões com outros pesquisadores. Ela destacou o intenso programa do congresso, que permitiu atualizações importantes sobre a Psicologia Positiva e a oportunidade de contribuir com suas perspectivas sobre o envelhecimento.

Publicado por Lorenna Kuroda