//
A professora Dra Pricila Kohls-Santos participou do XII Congresso Latino-Americano sobre o Abandono no Ensino Superior (CLABES), em Temuco, no Chile. O encontro foi relizado nos dia 22, 23 e 24 de novembro e contou com a participação de especialista de 13 países. Além de Pricila, Professora Me. Mariane Chinelato e estudantes do grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência estudantil também participaram do congresso.
Na ocasião, Pricila concedeu entrevista ao “El Mostrador” e destacou que a adaptação das grades curriculares das instituições de ensino superior às reais necessidades técnicas do mercado de trabalho é uma urgência no meio acadêmico universitário. A professora destacou a importância de estabelecer um diálogo entre a academia e o mercado de trabalho para desenvolver currículos que atendam às demandas profissionais.
A proposta é que as empresas expressem suas necessidades e as universidades, de maneira colaborativa, ajustem os currículos acadêmicos para formar profissionais alinhados com as demandas do mercado. Esse alinhamento é considerado crucial para o sucesso acadêmico e pode contribuir para reduzir a taxa de desistência nas universidades.
Além disso, Kohls-Santos enfatizou a responsabilidade das universidades em promover a criatividade e o empreendedorismo, incentivando os estudantes a buscar oportunidades de negócios e inovação. Destacaou também a importância de formar profissionais com habilidades não apenas técnicas, mas também habilidades sociais, para garantir uma interação eficaz no ambiente de trabalho e na sociedade globalizada.
Leia a matéria completa: La propuesta que hace es adecuar las mallas curriculares, sin perder de vista la calidad de la educación superior, manteniendo los estándares de acreditación.