out

Professor da UCB apresenta pesquisa na Universidade de Coimbra

O professor Dr. Gustavo Menon, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Brasília (PPG-DIR), apresentou, nesta terça-feira (10) parte de sua pesquisa apoiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa no Distrito Federal (FAP-DF) no VIII Congresso Internacional de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra, em Portugal.

Em sua apresentação, Menon enfatizou que a aversão às pessoas em situação de pobreza, além de acentuar as desigualdades estruturais que marcam a sociedade brasileira, dificulta a implementação da Agenda 2030, com a promoção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O docente da UCB é responsável pelo projeto intitulado “Museus, Patrimônio e Direito à Memória”, cujo objetivo é revisar as histórias e narrativas de grandes centros urbanos para torná-los mais acessíveis, inclusivos e democráticos.

O projeto já realizou visitas técnicas abertas e gratuitas em diferentes espaços de memória do Distrito Federal, como o Museu Nacional da República, o Palácio do Itamaraty, o Congresso Nacional, o Memorial dos Povos Indígenas e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta fase do projeto, os pesquisadores e pesquisadoras estão mapeando experiências internacionais para pensar a mobilidade urbana e a preservação do patrimônio material e imaterial em nossa cidade.

Publicado por Lorenna Kuroda