abr
Educadores

Professor da UCB analisa estudo norte-americano sobre redução de mortes por doenças cardiovasculares

Segundo o estudo, o treinamento resistido é eficiente para evitar doenças cardiovasculares mesmo sem exercícios aeróbios

O professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), prof. Dr. Milton Rocha de Moraes, que é coordenador do grupo de estudos em Treinamento de Força na Saúde e Reabilitação, fez uma análise em um estudo norte-americano sobre doenças cardiovasculares e exercícios. O artigo analisado pelo prof. Milton foi publicado em março de 2019 na renomada revista americana Medicine & Science in Sports & Exercise.

“O tema analisado é de grande relevância para a área de saúde pública e deve ser de conhecimento de todos os estudantes e profissionais vinculados à Escola de Saúde e Medicina da UCB”, relatou o professor Milton.

O estudo comentado pelo prof. Dr. Milton Rocha, aborda a importância da prática de exercícios de força ou exercícios resistidos, como a popularmente conhecida musculação ou ginástica com pesos, para reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e aumentar a sobrevida dos pacientes. Um dado relevante do estudo foi o número de participantes, mais de 12 mil pessoas, entre 18 a 89 anos. Os autores demonstraram que a prática de treinamento com pesos, mesmo com uma pequena frequência semanal, foi capaz de reduzir consideravelmente as intercorrências cardíacas e óbitos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), às doenças cardiovasculares (DCV) são as principais causas de morte no mundo. Só no Brasil, em média, morrem 17 milhões de pessoas por ano vítimas de DCV, como ataques cardíacos e derrames. Estima-se que 8 milhões desses óbitos ocorrem devido às doenças cardiovasculares e 7 milhões devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Para o prof. Milton Rocha, com base nos estudos, 80% das ocorrências cardiovasculares poderiam ser evitadas com medidas simples de hábitos saudáveis, como evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, cigarros e sedentarismo. A prática de atividades físicas e uma dieta balanceada são adjuvantes na prevenção e tratamento destas doenças cardiovasculares.

Confira a íntegra do estudo clicando aqui.

Publicado por Universidade Católica de Brasília