Os programas de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de Passo Fundo (UPF), tiveram o Projeto “Rede de Cooperação Acadêmica na área de Gerontologia” aprovado, no dia 10 de setembro, pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad).
O projeto, desenvolvido pelas três instituições, tem como objetivo geral promover a cooperação interinstitucional nos âmbitos acadêmico e de pesquisa entre seus programas de Pós-Graduação em Gerontologia. Dentre os objetivos específicos estão: desenvolvimento de pesquisas conjuntas; promoção do intercâmbio entre seus pesquisadores, promoção do intercâmbio entre os estudantes; promoção da produção científico-acadêmica e tecnológica conjunta; transferência de conhecimentos teóricos e metodológicos; discussão e crítica dos procedimentos em curso nos Programas, voltados à realização da interdisciplinaridade; estabelecimento de novas linhas de pesquisa decorrentes dos projetos comuns e específicos que vierem a ser desenvolvidos pelos Programas; fortalecer a Gerontologia brasileira como campo interdisciplinar de produção de conhecimento e de ensino.
Projeto: Rede de Cooperação Acadêmica na área de Gerontologia
Durante a sua execução, serão recrutados três grupos de mulheres e homens com 80 anos e mais, em domicílios familiares, instituições filantrópicas de longa permanência e ambulatórios de Geriatria e Medicina Interna de hospitais universitários associados aos programas de Pós-Graduação em Gerontologia proponentes deste projeto.
Será realizada uma pesquisa descritiva, comparativa e de corte transversal envolvendo esses idosos, com o objetivo de identificar relações entre variáveis de risco de natureza demográfica e socioeconômica, eventos estressantes vividos na infância e na velhice, indicadores de reserva cognitiva, saúde física, recursos sociais e elementos de resiliência psicológica. Serão realizadas medidas de autorrelato, genéticas, bioquímicas, clínicas e de desempenho, por pessoal treinado. Os dados serão submetidos a análises estatísticas descritivas univariadas e bivariadas dentro de cada grupo e a análises comparativas entre os grupos. Análises de equação estrutural de natureza multigrupos e multiníveis deverão esclarecer as complexas relações entre as variáveis de risco e as de desfecho (saúde física), mediadas por elementos de resiliência psicológica e por recursos sociais do contexto brasileiro.
Para o Prof. Dr. Vicente Paulo Alves, coordenador do programa de Pós-Graduação em Gerontologia e coordenador associado do Projeto, “a expectativa é que o programa contribua para o conhecimento dos idosos com mais de 80 anos, sob os padrões de envelhecimento físico, cognitivo e psicossocial em diferentes contextos. Isso fará com que haja mais publicações cooperativas entre as três instituições parceiras e em revistas de alto impacto”. E destacou: “haverá a possibilidade de darmos bolsas de estudo para alunos da graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, para ir fazer estágios de estudos em Campinas e Passo Fundo, com ajuda de custos para moradia, alimentação e viagens. Os professores das três instituições poderão circular entre si, para ministrar disciplinas comuns e co-orientar alunos do mestrado”.
Fazem parte equipe de docentes e pesquisadores da UCB, coordenadas pelo Prof. Dr. Vicente Paulo Alves: Carmen Jansen de Cardenas, Cíntia do Couto Mascarenhas, Clayton Franco Moraes ,Geórgia D. F. D`Oliveira Gonçalves, Gislane Ferreira de Melo, Gustavo de Azevedo Carvalho, Karla Helena Coelho Vilaça, Lucy Gomes Vianna, Maria Liz Cunha de Oliveira.
Procad
O Programa de Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) tem como objetivo promover a formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, através de projetos conjuntos de pesquisa de média duração. Intensificar, também, o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras, criando condições para a elevação geral da qualidade do ensino superior e da pós-graduação.
Os projetos serão apoiados por meio do financiamento de missões de estudo, missões de docência e pesquisa e estágio pós-doutoral. As missões devem ser planejadas de modo a assegurar a implementação das ações necessárias, destinadas a facilitar e possibilitar a interação entre as equipes, consolidando, desse modo, as redes de cooperação.