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O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa (PPGEC) da Universidade Católica de Brasília inicia 2025 com novas perspectivas, conquistas e desafios. No fim de 2024, passou a integrar a Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas (CEPP), sediada na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Com isso, participará de pesquisas conjuntas com instituições nacionais e internacionais, membros da CEPP. Teve, ainda, autorização do MEC para abrir o doutorado em Economia Criativa com foco em Comunicação Social, o primeiro no Brasil.
Um dos projetos a serem desenvolvidos a partir deste ano pela Rede da Cátedra será a produção de um dossiê sobre economia criativa em âmbito nacional. De acordo com o coordenador do PPGEC, Alexandre Kieling, está em planejamento uma pesquisa desenvolvida com uma construção metodológica conjunta, unindo métodos criados pelo programa da UCB com os de outros parceiros da CEPP. Ele conta que “a gente vai trabalhar com a metodologia que nós criamos, sobre os indicadores da economia criativa como um todo, não só da indústria criativa, das indústrias culturais, das atividades primárias, mas a gente também vai juntar um trabalho que está sendo feito no Rio pela ESPM”, que criou indicadores próprios de desenvolvimento da Economia Criativa.
Na perspectiva da internacionalização, o programa se aproximará de instituições de diversos países, como Portugal e Espanha, para criar uma rede de pesquisa que permitirá a troca de conhecimento e a construção de uma plataforma internacional de saberes. A iniciativa está alinhada à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Unesco. A agência da ONU busca criar uma Rede para promover a cooperação entre as instituições que atuam nos estudos e estímulos do fazer criativo como uma das estratégias para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.