jun
Pós-Graduação

Pós-graduação em Biotecnologia da UCB é destaque internacional

Com 21 anos de existência, o Programa de Pós-Graduação (PPG) Stricto sensu em Ciências Genômicas e Biotecnologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) se destaca pela qualidade da produção científica que desenvolve. O curso tem nota 7, a mais alta possível, na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e desenvolve pesquisas de ponta na Antártica. São oferecidas formações nos níveis de mestrado e doutorado. O primeiro tem duração mínima de um ano e, o segundo, dura ao menos dois anos. O foco das pesquisas são as áreas das ciências da saúde e agronomia.

O coordenador e professor dos cursos, Dr. Marcelo Henrique Soller Ramada, acredita que a conquista da nota 7 na CAPES é reflexo da dedicação dos professores. “Apesar das dificuldades institucionais enfrentadas devido às crises econômicas e à pandemia, a excelente gestão da professora Maria Sueli, que foi a coordenadora durante o quadriênio 2017-2020, e ao apoio da Instituição, dentro do que era possível, conseguimos atingir esse objetivo”, explicou o professor.

A Universidade conta com um programa acadêmico excepcional, tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Além disso, possui uma infraestrutura ampla e moderna para apoiar o ensino e a pesquisa. Entre as instalações disponíveis, destacam-se laboratórios de ponta, como o laboratório de biologia molecular, laboratório de sequenciamento de DNA e laboratório de proteômica, entre outros.

Pesquisa na Antártica

O mestrado e o doutorado em Ciências Genômicas e Biotecnologia oferecem uma variedade de projetos, incluindo a pesquisa inovadora Briotech, na Antártica, em andamento desde 2019. A coordenação é do professor Ramada, que possui pós-doutorado na University of Nebraska Medical Center, nos Estados Unidos. A elaboração do projeto teve apoio financeiro da UCB, confirmando o compromisso da instituição em promover uma formação acadêmica enriquecedora por meio de projetos relevantes e impactantes.

O objetivo do trabalho é a análise do genoma e avaliação dos potenciais anticâncer, antimicrobiano e antioxidante de briófitas presentes na Antártica e suas aplicações biotecnológicas. O projeto Briotech está inserido no Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), que foi criado em 12 de janeiro de 1982 para fins de pesquisa no continente gelado. Além do auxílio da Católica, verbas adicionais foram aprovadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e pelo Joint Genome Institute, nos Estados Unidos.

No dia 26 de maio, durante a Semana Polar Internacional, realizada na Universidade Católica, a equipe do Projeto Briotech apresentou o evento “PROANTAR e UCB na Antártica”. A estudante de Medicina da UCB Mariana Pulrolnik Parillo de Oliveira, de 21 anos, foi a participante mais jovem da expedição. Durante a solenidade, ela disse que sentiu “muito orgulho de ser da Católica, de representar não só o nosso grupo, mas toda a UCB”.

A Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia é oferecida nos turnos matutino e vespertino. As áreas de concentração do curso apresentam várias linhas de pesquisa, entre elas a Genômica de microrganismos, plantas e animais (mapeamento de genoma estrutural e funcional). Outra linha de pesquisa é o Empreendedorismo, Propriedade Intelectual e Gestão de Negócios em Biotecnologia (desafios para estruturar uma startup em Biotecnologia, Gestão de Propriedade Intelectual).

Texto e foto produzidos por Mariana Gomes, Rafaela Techmeier, Samara Oliveira e Sofia Thomas, estudantes da disciplina Estágio Supervisionado, do curso de Jornalismo da Católica, sob supervisão da professora Vânia Balbino.

Publicado por Samuel Siqueira