//
2023
maio
31
Lançamento de Livro

Pesquisa da UCB aponta megatendências mundiais para 2040

O Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos da UCB (NEP-UCB) lançou nesta quarta, 31, o livro Megatendências Mundiais 2040 – contribuição para um debate de longo prazo para o Brasil, organizado por Eliane C. Marcial e Marcello Pio, com a contribuição de outros 26 pesquisadores e pesquisadoras (ver abaixo). O evento aconteceu no Ministério do Planejamento e Orçamento, com a presença da secretária de Planejamento Leany Lemos e uma plateia composta por representantes da classe política, empresarial e acadêmica.

A publicação traz um levantamento dos desafios e tendências identificados para os próximos anos, até 2040, abordando aspectos sociais, geopolíticos, tecnológicos, econômicos e ambientais. De acordo com a pesquisa, as megatendências são eventos com alta probabilidade de ocorrerem e que podem gerar grandes impactos na sociedade. Conhecer estas tendências permite aos governantes, empresários, industriais, acadêmicos e outros líderes se anteciparem aos acontecimentos usá-los como oportunidades para evolução.

Os pontos destacados foram organizados em 12 tópicos principais:

  1. envelhecimento da população mundial;
  2. diversidade cultural;
  3. empoderamento dos cidadãos;
  4. disputas por recursos naturais, em especial a água, os alimentos e as fontes energéticas;
  5. exploração espacial;
  6. novos materiais;
  7. biorrevolução;
  8. digitalização, virtualização e internet das coisas;
  9. hiperconectividade;
  10. automação: robótica, inteligência artificial, impressora 3D e drones;
  11. eventos climáticos externos;
  12. transição para economia de baixo carbono.

Eliane Marcial afirmou que “o nosso objetivo, ao estudar o futuro, não é adivinhar o que vai acontecer, fazer previsões. Não é essa a nossa função. Mas, principalmente por meio dessas visões que a gente constrói a respeito do futuro, criar memórias sobre o futuro que nos ajudem a tomar melhores decisões hoje. Nós estudamos o futuro para melhor construir o hoje, não para adivinhar o que vai acontecer.”

Esta perspectiva de avaliar as tendências para construir o presente encontra eco na fala da secretária de Planejamento Leany Lemos. Ela considera que “é imprescindível a gente olhar para essas megatendências mundiais” para se fazer planos exequíveis e eficientes. Segundo ela, é preciso avaliar “como essas tendências impactam ou põem restringir as nossas oportunidades. Existem portas abertas e existem portas que também serão fechadas.”

O reitor da Universidade Católica de Brasília, prof. Dr. Carlos Longo, comemorou o resultado do estudo. “Eu fico muito feliz em saber que o Ministério do Planejamento está acolhendo isso porque a gente tem que pensar num mundo novo para todos nós, sem medo do futuro, mas pensando que a mudança não é uma mudança que eu quero, que vocês querem. É que a sociedade mudou. Então a gente tem que evoluir com isso, com todas essas tecnologias.”

Clique aqui para fazer download gratuito do livro.

Sobre os autores

 Elaine C. Marcial é professora do Mestrado em Governança, Tecnologia e Inovação na Universidade Católica de Brasília (UCB) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos na Universidade Católica de Brasília (NEP-UCB). É doutora em Ciência da Informação, especialista em estudos de futuro e inteligência competitiva.

Marcello José Pio é doutor em Ciências, especialista em estudos de futuro. Responsável pelos estudos de prospectiva do Observatório Nacional da Indústria (CNI), pesquisador convidado do Grupo de Pesquisas e Estudos Prospectivos da UCB (NEP/UCB), e pesquisador associado do Centro Internacional para el Desarrollo Sostenible do Panamá (CIDES).

Alessandro Pinheiro Maia é doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador no IBGE das Pesquisas Econômicas Anuais e Temáticas. Professor Colaborador do Instituto de Economia da UFRJ, Professor Colaborador da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) e Membro do Comitê de Experts em Estatísticas Econômicas e de Comércio da ONU.

Amilcar Augusto Gouveia Filho é engenheiro eletrônico e de produção pela Faculdade Engenharia Industrial, com mais de 50 anos de atividades em Automação Industrial. Trabalha em Projetos com iluminação e energia fotovoltaica aplicada em Cidades Inteligentes. É membro do grupo de pesquisa CONECTICIDADE Laboratório de Cidades, Tecnologia e Urbanismo.

Anaely Machado é doutora em Economia pela UNB e especialista em mercado de trabalho.

Antonio dos Santos é mestre em Segurança Internacional e Defesa pela Escola Superior de Guerra (ESG). Mestre em Ciências Militares pela ECEME. Especialista em Segurança Internacional e Defesa pela Escola Superior de Guerra (ESG).  Analista de Geopolítica, Segurança e Defesa do Centro de Estudos Estratégicos da ESG. Membro do Grupo de Pesquisas do CNPq – Design de Jogos, Processo Decisório e Cenários Prospectivos.

Ariel Pares é Mestre em Desenvolvimento Econômico, Paris III Sorbonne Nouvelle. Professor da Escola Nacional de Administração Pública. Especialista em planejamento e pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos na Universidade Católica de Brasília (NEP-UCB).

Bianca Bonachela de Oliveira é arquiteta e urbanista (FAU-USP), é auditora da certificação AQUA-HQE de edificações sustentáveis e inspetora de envoltória em treinamento de PBE Edifica, no Setor de Certificação e Inspeção em Sustentabilidade e Eficiência Energética na Construção Civil da Fundação Vanzolini. Possui pesquisas no campo de políticas de inserção de vegetação em cidades e microclima urbano.

Camila Ferraz é economista (USP) e mestre em Economia pelo Instituto de Economia da UFRJ, com experiência em estudos socioeconômicos e planejamento estratégico baseado em cenários em instituições públicas e privadas. Na EPE desde 2015, vem atuando nas agendas de inovação e transição energética e exerce, desde agosto de 2022, a função de assessora da presidência na área de Planejamento Estratégico.

Clarice Kobayashi é engenheira Elétrica, mestranda em Governança, Tecnologia e Inovação e pós-graduada em Gestão de Conhecimento. Atua em planejamento de longo prazo, processo prospectivo e cenários futuros em transformações territoriais em Arranjos Produtivos Locais APL e urbanas em cidades sustentáveis e inteligentes. Coordena o subgrupo Planejamento de Longo Prazo em Cidades Inteligentes no CONECTICIDADE.

Claudio Olany Alencar de Oliveira é militar da reserva da Força Aérea Brasileira e engenheiro com especialização e experiência em Engenharia de Sistemas Espaciais. Atualmente é COO da Orion AST e CEO na SpaceXC. Trabalhou no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), no Centro Espacial de Alcântara (CEA), na Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) e na Spaceport Brasil como COO.

Fausto Oliveira, é jornalista especializado em tecnologias industriais e infraestrutura.

Giovanni Hideki Chinaglia Okado é professor assistente de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança Internacional do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEPSI-Irel/UnB) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Relações Internacionais da PUC Goiás.

Gustavo Naciff de Andrade é especialista em Engenharia Econômica e Financeira, além de mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense. Na EPE desde 2008, Gustavo Naciff atualmente desempenha a função de superintendente adjunto na Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos, atuando em temas como desenho de mercado, inovação no setor de energia, avaliações econômicas, cenários de longo prazo, entre outros.

Henrique Cordeiro é mestre em Governança, Tecnologia e Inovação (UCB), MBA em Gestão e Governança de TI, especialização em análise de sistemas. Assessor de TI no Banco do Brasil onde desenvolve softwares de gerenciamento de informações em apoio à gestão de TI e à tomada de decisão. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos na Universidade Católica de Brasília (NEP-UCB).

João Tibouillet Marcial de Menezes é engenheiro de redes de comunicação e sócio fundador da SocialPort.

Juliano Antônio Sebben é especialista em Desenvolvimento Industrial do Observatório Nacional da Indústria da CNI.

Lívia A. Torres é mestre em Administração Estratégica, Mestre em Marketing. Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Pesquisadora convidada do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos da Universidade Católica de Brasília (NEP-UCB).

Marcelo Schneck de Paula Pessôa é professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP desde 1987. Possui graduação, mestrado e doutorado na área de eletrônica e livre docência e Gestão da Tecnologia da Informação. É o coordenador do grupo de pesquisa CONECTICIDADE que tem por objetivo estudar cidades e regiões habitadas com uma visão sistêmica para realizar análises, planejamento e aplicações de tecnologias e processos para a configuração de cidades inteligentes e sustentáveis.

Márcio Gimene é economista, Doutor em Geografia, Analista de Planejamento e Orçamento.

Marcondes M. De Araujo é analista Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Mestre em Tecnologia Ambiental, Doutorando em Educação em Ciências. Expertise: Inovação e Empreendedorismo, Sustentabilidade, Bioeconomia, Convergência Tecnológica.

Marcos Aurélio Santiago Françozo é analista de inteligência estratégica em temas relacionados à ciência, tecnologia e política na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). É pesquisador voluntário no Núcleo de Estudos Prospectivos da Universidade Católica de Brasília, trabalhando com estudos de futuro, geopolítica e foresight. Mestre, pela Universidade de Brasília (UnB), em Relações Internacionais, e mestre na Escola de Guerra Naval (EGN) da Marinha do Brasil, com foco em defesa, governança e segurança marítimas.

Maria Laura Fogaça Zei é arquiteta e urbanista, sócia da Alma Prima Inc. Mestra em Cidades Inteligentes e Sustentáveis e pós-graduada em Gestão Ambiental. É Head de conceito e arquiteta responsável pelo setor de investimentos com retrofit. É membro do grupo de pesquisa CONECTICIDADE Laboratório de Cidades, Tecnologia e Urbanismo.

Mário Monteiro Andrade Filho é pesquisador convidado do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos na Universidade Católica de Brasília (NEP-UCB).

Rita de Cássia Giraldi, é arquiteta e urbanista, com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação e Livre Docência na EACH-USP e professora de Pós-Graduação em Estética e História das Artes (MAC – USP). Especialista em estudos sobre Cidades Inteligentes e Qualidade de Vida.

Rafael Silva e Sousa é analista de desenvolvimento industrial do Observatório Nacional da Indústria da CNI

Thiago V. Barbosa é economista efetivo do Ministério da Cidadania, Mestre em Relações Internacionais.

Thomaz Fronzaglia é analista da Superintendência de Estratégia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Doutor em Política Científica e Tecnológica. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos da Universidade Católica de Brasília (NEP-UCB).

Publicado por Samuel Siqueira
Skip to content