Câmpus Sobradinho

Perfil Educador UCB: Rodrigo Lobo Canalli

O Perfil Educador UCB está de volta, e o destaque desta edição é Rodrigo Lobo Canalli, professor do curso de Direito do Câmpus Sobradinho.

Rodrigo nasceu em Brasília (DF) e foi um dos novos docentes contratados para trabalhar no curso de Direito, do novo Câmpus Sobradinho, inaugurado no primeiro semestre de 2019. O motivo pelo qual decidiu trabalhar na Universidade Católica de Brasília (UCB) foi seu amor pela docência. Amor que fica evidente no depoimento deixado pela professora Cecília Barbosa:

“O professor Rodrigo Lobo é extremamente comprometido. As aulas que ele ministra são profundas e as abordagens dos assuntos ocorrem de uma maneira que os estudantes gostam muito. Ele é pontual, cordial, gentil, agradável e participativo. Além de ser uma pessoa que acrescenta muito em nosso ambiente de trabalho”.

Fora da Católica de Brasília, o professor Rodrigo é assessor no Supremo Tribunal Federal (STF) e mergulhador. Seus maiores hobbies são mergulho livre e pesca submarina.

Uma publicação compartilhada por Rodrigo Canalli (@rodrigo.canalli) em

Amante de mergulho, seu filme preferido não poderia ser outro: Imensidão Azul! O filme conta a história de Jacques e Enzo, que, quando crianças, não se cansavam de mergulhar cada vez mais fundo nas águas cristalinas do mar Egeu. Passados 20 anos, Enzo detém o recorde mundial de mergulho em apneia.

Já seu livro preferido é O Velho e o Mar, de Ernest Hemmingway. O livro conta a história de um velho pescador chamado Santiago, que passou 84 dias sem pescar um único peixe. Mesmo diante dessa situação, Santiago continuou acreditando em si mesmo e decidiu partir sozinho para alto-mar, munido da certeza de que, desta vez, seria bem-sucedido no seu trabalho. Essa é a história de um homem que convive com a solidão, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e a inabalável confiança na vida.

Quando o assunto é música, o que não pode faltar nas playlists do nosso professor Rodrigo é You and Whose Army? do Radiohead, uma banda britânica de rock alternativo. Perguntado sobre seus maiores ídolos, ele não poupou nomes: Maria Callas, Billie Holiday, Soren Kierkgaard, Ernest Hemmingway, Stanley Kubrick, JR Tolkien e Walt Whitman. Já na hora de matar a fome, Rodrigo não é nada comum, ama mexilhões.

Para ele, a viagem que marcou sua vida foi a que fez ao Arquipélago de Revillagigedo, no México, onde teve a oportunidade de mergulhar com várias espécies de tubarões. Sua viagem dos sonhos seria uma volta ao mundo em um veleiro. Aventureiro nível máximo, não é mesmo?!

Como podemos ver, nosso professor Rodrigo Lobo Canalli, além de adorar o que faz como docente, é superaventureiro. Você que é nosso estudante do Câmpus Sobradinho, conhece o prof. Rodrigo Lobo? Comenta aí!

O Perfil Educador UCB desta semana fica por aqui, até a próxima!

Escrito por Maycon Oliveira.

Publicado por Tiago Mendes