//
A tecnologia como ferramenta para transformar a sociedade. É com esse propósito que 24 estudantes do 2º semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Católica de Brasília (UCB), campus Ceilândia, participam da primeira edição da Residência Tecnológica no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O programa, iniciado em março, é uma iniciativa voltada à formação prática de futuros profissionais de TI e à criação de soluções inovadoras voltadas ao interesse público.
Durante a residência, os universitários dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação contam com a mentoria de especialistas em áreas como computação em nuvem, experiência do usuário, arquitetura de soluções e inteligência aplicada ao governo digital. Sob essa orientação, os grupos trabalham no desenvolvimento de três projetos estratégicos: um sistema de cadastro de fraudes cibernéticas, com foco na prevenção de crimes digitais; uma ferramenta automatizada para melhorar a fiscalização agropecuária, com formulários configuráveis que agilizam etapas do processo; e um jogo online educativo para disseminar, entre crianças e adolescentes, os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
A Residência Tecnológica será avaliada periodicamente e pode receber novos residentes ao longo do ano. A iniciativa faz parte da estratégia de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Serpro, alinhada aos objetivos da empresa para o período de 2025 a 2029 — entre eles, desenvolver soluções públicas com foco nas necessidades da sociedade e fortalecer a atuação estratégica na transformação digital do Estado.
Com informações de: https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2025/programa-residencia-tecnologica-serpro