fev
Internacionalização

Parceria abre mercado de trabalho estrangeiro para alunos da UCB

Os estudantes de Enfermagem Stéphany Ribeiro e Leandro Freitas foram selecionados para viajar com tudo pago para a Alemanha. A viagem será entre os dias 10 e 15 de março e marca o início de uma nova fase da parceria entre a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Universidade de Medicina de Göttingen (UMG), iniciada em 2023. Os alunos serão acompanhados pela pró-reitora acadêmica, Adriana Pelizzari, e pela coordenadora do curso, Daniella Pedrosa. O acordo permitirá que estudantes do curso possam fazer uma residência de seis meses no hospital da universidade germânica, além de obter a validação do diploma no país europeu. Em breve haverá expansão do projeto para outros cursos também.

Esse tipo de parceria está alinhado ao movimento de transformação da UCB, transformando-a na universidade do futuro. A pró-reitora acadêmica da Católica, Adriana Pelizzari, explica que “a universidade está sendo projetada para o futuro, para novas tendências de mercado, é uma oportunidade ímpar para esses estudantes poderem conhecer essa outra realidade e ter uma valorização do seu diploma”.

Ao falar da viagem, Stéphany não esconde a expectativa. “Será a minha primeira viagem internacional e essa experiência é única”, conta. “Eu sei que o que torna uma pessoa uma boa profissional são as experiências. Eu não tenho dúvidas que essa oportunidade será um divisor de águas. Conhecer a estrutura, o funcionamento e a dinâmica de um lugar diferente nos capacita e agrega ao nosso conhecimento”, completa.

Para Leandro, ser estudante da UCB e participar do projeto representa uma vantagem competitiva. “Me sinto muito orgulhoso de fazer parte de uma Instituição como a UCB, é um grande privilégio estar inserido na única Universidade privada do DF e na única do Brasil a ter a parceria firmada com a UMG. Agora, além de uma formação de excelência para atuação no nosso país, teremos a possibilidade de ter a dupla certificação para atuação na Alemanha”, comemora.

Os dois futuros enfermeiros pretendem se dedicar e lutar pela oportunidade de seguirem carreira na Alemanha. Para isso, será necessário estudar o idioma e passar por um rigoroso processo seletivo conduzido pela UMG. “Já falei aqui em casa que vou começar a conversar em alemão para praticar. É uma oportunidade única e exclusiva. Agora meus planos são estudar alemão e me capacitar para, se Deus quiser, fazer a residência de 6 meses lá e, com certeza, ingressar no mercado de trabalho alemão”, planeja Stéphany. Leandro completa que “ao voltar dessa viagem, pretendo adentrar no processo de dupla validação do diploma, conquistar certificação na língua alemã e aproveitar todo o suporte acadêmico que a UCB e a UMG vão nos oferecer nesse processo, que será um grande diferencial na conclusão da minha graduação.”

Adequação da matriz curricular

Para atender às normas da Alemanha e tornar possível a dupla certificação, a Católica adequou a matriz curricular. “A carga horária será aumentada e o currículo é muito mais voltado para a prática, voltado para uma formação onde o aluno possa ter mais habilidades para trabalhar com idosos e na área de psiquiatria”, explica a pró-reitora Adriana Pelizzari.
Além disso, os estudantes que optarem por participar do processo seletivo para residência no Hospital Universitário de Göttingen terão aulas de alemão e passarão por um teste de proficiência na língua. Serão aprovados os que alcançarem o nível B2, pelo menos.

Expansão

Após a consolidação do projeto no curso de Enfermagem, a UCB o ampliará para outras graduações, permitindo a dupla diplomação. Inicialmente, estão em fase de discussão parcerias com universidades da Suíça e dos Estados Unidos para atender aos estudantes do curso de Relações Internacionais.

Publicado por Samuel Siqueira