//
Explicar a Biofísica Molecular foi uma das ações de Nolasco. Segundo o professor, esse “é o ramo do conhecimento que aplica os princípios da Física e da Química junto de métodos de análise matemática, para através de métodos teóricos ou modulagem computacional, entender como funcionam os sistemas biológicos”.
Nolasco investigou a Biofísica Molecular de uma proteína em sua dissertação de Mestrado. Intitulada Estudos Estruturais da PNP do Mycobacterium Tuberculosis, o trabalho tinha como objetivo buscar o tratamento para a Tuberculose. De acordo com dados fornecidos pelo professor, atualmente existem mais de 8 milhões de novas infecções por ano. E esse foi um dos motivos que o incentivou a pesquisar sobre a doença.
No laboratório, o professor trabalhou com cristalografia de proteínas. Após muitas tentativas, estabeleceu o protocolo de cristalização da MtPNP. A ideia de desenvolver um fármaco contra a Tuberculose não pode ser concluída porque descobriram que a estrutura da PNP da tuberculose é muito semelhante à estrutura da PNP do ser humano. “Se combatêssemos a bactéria atacando essa proteína, consequentemente o paciente não sobreviveria”, concluiu o professor. A dissertação de Mestrado de Nolasco teve reconhecimento internacional.
Professor Diego Nolasco apresenta dados de sua dissertação de Mestrado