//
"A gente pode transformar o mundo e isso não é utopia”. Com esta frase, o professor de Odontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB), Eric Jacomino Franco, agradeceu o título de “Melhor Dentista do Mundo”, de 2015, recebido pela ONG Turma do Bem (TdB), em evento realizado na cidade de São Bento, em São Paulo, no dia 8 de novembro.
A décima edição do prêmio "Sorriso do Bem" homenageou os profissionais que mais se destacaram na maior rede de voluntariado especializado do mundo. Eric Franco, 38 anos, foi eleito por um júri, composto por membros da sociedade civil, entre um grupo de 16 mil dentistas voluntários, espalhados por 12 países da América Latina e Portugal, que compõem a Turma do Bem. Os trabalhos foram avaliados por meio de relatórios com análise qualitativa e quantitativa das ações e resultados anuais dos profissionais.
Há seis anos no projeto, ele destacou a importância do empreendedorismo social para os estudantes. “Com certeza teremos cirurgiões-dentistas formados na UCB com visão mais humanista, articulados com a responsabilidade social. Este é o perfil que precisamos. Precisamos de mais profissionais com consciência do papel transformador do dentista na sociedade. Todos nós podemos ser transformadores e inovadores”, afirmou.
Além de oferecer tratamento odontológico gratuito para jovens de baixa renda de 11 a 17 anos, o professor impulsionou o projeto Estudantes do Bem na Universidade, integrando mais de 40 dentistas à rede. “O melhor dentista do mundo não é aquele que faz restauração, mas aquele que faz algo especial, diferente, inovador em prol da causa social. É levar à sociedade a importância da saúde bucal, já que muitos jovens não conseguem ter acesso a este tipo de tratamento”.
Em 2012, Eric alcançou o 5º lugar entre os melhores dentistas da TdB; em 2013, ficou entre os 10 melhores colocados; e, em 2014, ficou novamente entre os cinco. Com tantas indicações, o reconhecimento não demorou a chegar, e, neste ano, a TdB concedeu a honraria ao professor da UCB, que promoveu engajamento solidário entre os jovens universitários e profissionais da área no Distrito Federal.
“Este tijolo que recebemos como prêmio é pesado pela responsabilidade embutida de representar uma organização que é também transparente, não recebe verbas públicas num momento de crise política. São 58 mil jovens beneficiados e 16 mil dentistas engajados nesta causa. A Turma do Bem é uma das cinco maiores organizações que causam impacto social no mundo. É uma tranquilidade poder atuar numa causa tão nobre e ética que tem como lema ‘fazer pelos outros o que faríamos pelos nossos filhos’. Imagine isso no mundo todo?”, relatou Eric.
Iniciativas do Bem
Durante Aula Magna do 2º semestre realizada pelo curso de Odontologia da UCB, o Dr. Fernando Santos, da ONG Turma do Bem (Tdb), eleito o Melhor Dentista do Mundo em 2009, lançou desafio para cadastramento de novos profissionais no DF: uma gincana social para incentivar os estudantes a influenciarem seus dentistas a serem voluntários.
Segundo o professor Eric Franco, entre mais de 200 universidades de odontologia do país, a UCB conseguiu levar duas finalistas. “A iniciativa tinha o objetivo de trazer mais dentistas e estudantes para a rede Turma do Bem e o estudante Felipe Moura venceu e trouxe mais sete dentistas voluntários para a rede. Tivemos mais dois estudantes finalistas do concurso Estudante do Bem, Ana Carina e Thaís Calmon, que se destacaram. Isso mostra a preocupação do curso em relação à visão humanista e social. O concurso representa um despertar sobre a condição da saúde bucal da comunidade do DF”.
Promover a inserção de seus estudantes em atividades de extensão é um dos objetivos do curso de Odontologia. “Desde o primeiro semestre, incentivamos nossos estudantes a interagirem com a sociedade, com contato com ações humanistas por meio das disciplinas de “Introdução a Odontologia” e “Saúde e Sociedade”, nas quais é abordado o papel do terceiro setor para os futuros dentistas. Com a união do ensino e da extensão universitária, quem se beneficia é a sociedade. É importante integrar os estudantes com a responsabilidade social da Universidade. Este modelo que nasceu dentro da Universidade poderá ser multiplicado para o Brasil inteiro”, explicou Franco.
Sobre a ONG Turma do Bem
A Turma do Bem é a maior rede de voluntariado especializado em odontologia do mundo, com 16 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica.
Em 10 anos, impactou 50 mil jovens e 600 mulheres com modelo inovador de gestão baseado no voluntariado. Por seus projetos, a ONG ganhou o prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation, e tornou-se fellow da Ashoka e foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas.
Confira a entrevista do prof. Eric para a TV TdB
Confira os melhores momentos da premiação