Novas diretrizes para a Biomedicina

O curso de Biomedicina da Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou, do dia 28 de setembro ao dia 2 de outubro, às 19h20, no Auditório do Bloco K, o IX Simpósio de Biomedicina, com o tema “As Novas Diretrizes da Biomedicina”. Com palestras, minicursos, mesa redonda e gincana acadêmica, o evento debateu a nova regulamentação para os cursos de Biomedicina e os desafios do profissional para o mercado de trabalho. A organização do evento ficou por conta do Centro Acadêmico do curso de Biomedicina (CABIOMED) e do egresso da UCB, Prof. Samuel Dias Araujo Júnior.

Neste contexto, a coordenadora do curso de Biomedicina, Profa. Fabiana Nunes de Carvalho, explicou que a expectativa é pensar o futuro do biomédico antes que as novas diretrizes sejam lançadas pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo ela, “Sabemos que o MEC está fazendo uma revisão das diretrizes curriculares dos cursos de saúde, que terão até 2018 para se adequar. A partir de agora, o órgão espera um profissional generalista com formação em atenção à saude, na gestão em saúde e na educação em saúde para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS). Neste espaço, falamos sobre a responsabilidade social do universitário e sua atuação em cidades próximas ao Câmpus, com trabalho interprofissional e mais autonomia para o estudante”.

O IX Simpósio de Biomedicina abordou as dificuldades e oportunidades para a formação do biomédico, além de temas específicos sobre mieloma múltiplo; medicina tradicional chinesa e acupuntura estética; células-tronco; imagenologia; antibióticos e resistência antimicrobiana; biomedicina estética; reações transfuncionais; análise clínica, toxicológica e de alimentos; banco de sangue; e vigilância sanitária.

IX Simpósio de Biomedicina

Segundo a coordenadora Fabiana Carvalho, “A participação de egressos demonstra a continuidade do trabalho desenvolvido pelo curso. Formamos o estudante para o mercado de trabalho e ele retorna à instituição”. O coordenador geral do evento, Prof. MSc. Samuel Dias Araujo Junior, egresso da Instituição, destaca a troca de informações como fundamental. “Quando era estudante, participei de projetos de pesquisa, ensino e extensão na Universidade. Agora como professor, foi uma honra poder colaborar com os estudantes a organizar o evento. É um momento para sair da sala de aula para ter contato com biomédicos. Realizamos as olimpíadas acadêmicas do conhecimento em que os estudantes foram divididos em equipes para concluir provas e desafios. Cada equipe teve que solucionar questões de microscopia, biossegurança e noções de casos clínicos e de conhecimentos gerais. No final, premiamos os melhores como forma de fazer a integração entre os estudantes calouros e veteranos”, ressaltou.

O biomédico residente em Hematologia e Hemoterapia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HCUFG) e criador do Blog Biomedicina Padrão, Brunno Câmara Lopes Costa, esteve presente para falar sobre o Mieloma Múltiplo 2. Segundo ele, pacientes com este tipo de mieloma têm entre 60 e 70 anos. “Entre os cânceres, o mais comum é o linfoma, depois mieloma e por último leucemia. Os fatores de risco para essas doenças estão ligados à radiação – para quem trabalha com radiografias –, e exposição a solventes e benzeno – comum em frentista de posto de gasolina e quem trabalha na lavoura com herbicida. O mileoma múltiplo causa intensa ativação de células que destroem os ossos e desativa células que causam regeneração. Além disso, há a produção de imunoglobulinas anormais, causando a diminuição das normais, que ocasionam infecções de repetição e doenças renais”, disse.

Destaques

Neste ano, o curso permaneceu com 4 estrelas no Guia do Estudante. No Ranking Universitário da Folha (RUF), o curso está em 17º lugar no ranking geral de cursos e é o melhor curso de biomedicina do DF. Além disso, é considerado o melhor curso da Escola de Saúde da UCB.

Publicado por Tiago Mendes