ENADE

Não perca as datas do ENADE 2023

Está aberto o prazo para cadastro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2023. Estudantes habilitados têm até o dia 18 de novembro para se inscreverem. É importante frisar que a participação é obrigatória em caso de convocação e a falta pode impedir a colação de grau. Todas as orientações para a inscrição e acompanhamento do processo podem ser encontradas no site do INEP.

Para se cadastrar, é preciso criar uma senha de acesso para o Sistema Enade no Portal Gov.br. Essa senha será cobrada em diversas etapas do processo, como o preenchimento do cadastro, acompanhamento da situação da inscrição e preenchimento do questionário do estudante. Os dados pessoais informados devem ser iguais os cadastrados na Receita Federal. Caso seja necessário, o aluno deve atualizar as informações junto à Receita.

É imprescindível verificar a correção de todos os documentos solicitados para não inviabilizar a participação. Além disso, dados como endereço residencial e e-mail serão usados para definição do local de prova e para a comunicação entre o INEP e o enadista.

Estudantes que precisem de atendimento especial e recursos de acessibilidade precisam informar as condições que motivam a solicitação: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica. É preciso juntar a documentação comprobatória.

Neste ano, serão avaliados os estudantes ingressantes e concluintes dos seguintes cursos:

Confira abaixo algumas datas importantes e não deixe de conferir o cronograma completo no site do ENADE.

Até 18 de novembro – Preenchimento do cadastro pelos estudantes concluintes habilitados

1º a 8 de setembro – Solicitação de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social dos estudantes concluintes habilitados

16 a 22 de setembro – Recurso da solicitação de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social dos estudantes concluintes habilitados

1º de setembro a 25 de novembro – Preenchimento do questionário do estudante