//
2017
jun
12

Mutirão de Oftalmologia da UCB atende jovens da comunidade

A Coordenação de Oftalmologia do curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB) promoveu no dia 20 de maio o Mutirão de Oftalmologia. A atividade contemplou a comunidade de 6 até 21 anos do Centro de Ensino 13 (CEF 13) da Ceilândia.

Tradicionalmente organizado pela disciplina de Práticas em Oftalmologia, a ação é coordenada pelo professor da Universidade, Benedito Antônio de Sousa, e consiste em atender e investigar possíveis anomalias visuais na comunidade. Na ocasião, uma parceria com as Óticas Brasiliense reservou óculos de diferentes cores e tamanhos para suprir a necessidade dos participantes. Além de serem diagnosticados, os jovens tiveram a oportunidade de escolher seus óculos e recebê-los no CEF 13 no dia 2 de junho.

O diagnóstico realizado pela Universidade constatou que cerca de 35% dos alunos atendidos indicavam patologias visuais comuns em crianças e adolescentes, como hipermetropia, quando há dificuldade para enxergar de perto, e miopia, quando há dificuldade para enxergar de longe.

Tais pacientes foram alertados quanto à gravidade dessas complicações. Pois, caso não sejam tratadas e revertidas principalmente na vida jovem, há a possibilidade de cefaleia e irritabilidade, além de prejudicar o processo de aprendizagem.

A estudante do oitavo semestre de Medicina, Carolina Ferreira, vê no mutirão uma “grande oportunidade de crescimento e aprendizado, não apenas como acadêmica, mas também como ser humano ao ter a chance de entrar em contato com outra realidade e poder, de alguma forma, contribuir para melhorar a qualidade de vida de tantas pessoas”.


Publicado por Tiago Mendes
Skip to content