Mulheres da UCB são homenageadas

Organizado pela Gerência de Capital Humano em comemoração ao Dia Internacional da mulher as colaboradoras da UCB receberam uma bela homenagem realizada nesta segunda (09/03), no auditório do Bloco K, onde participaram de uma sessão Cinema Dia da Mulher, com o filme Estrelas além do Tempo que promoveu um momento de descontração e reflexão sobre a importância e influência da mulher na sociedade.

A abertura do evento contou com uma reflexão do capelão da UCB, Pe. Tininho, e com as falas do Magnífico Reitor Ricardo Calegari, do  pró-reitor Acadêmico, Prof. Me Edson Cortez Souza, da pró-reitora Acadêmica, Regina Helena Giannotti, e do assessor da Reitoria  Prof. Dr Irmão Lúcio Gomes Dantas que saudaram os presentes e ressaltaram a importância do empoderamento feminino na sociedade, valorizando cada uma de suas lutas e conquistas ao invés de apenas parabenizá-las pelo seu dia.

De acordo com o Magnífico Reitor Ricardo Calegari, o dia internacional da mulher é um marco que valoriza a importância da mulher na sociedade “as conquistas são recentes, mas as mulheres como são rápidas e competentes estão conquistando seu espaço.  A igualdade no mercado de trabalho na sociedade e no lar tem que acontecer com bastante rapidez, e as mulheres não devem aceitar nada diferente disso e nem a sociedade interpreta o papel da mulher diferente ou inferior ao homem. Este é um momento super especial que merece todo nosso apoio e respeito. Que seja um dia maravilhoso e que a vida de cada um de vocês seja abençoada que vocês tenham muito sucesso”. Destacou o Magnífico Reitor.

Dando prosseguimento ao discurso o pró-reitor de Acadêmico, Prof. Me Edson Cortez, falou sobre a presença de mulheres em cargos estratégicos da UCB que mostra o posicionamento da instituição em relação a causa. “Somos uma instituição alinhada as boas práticas e aos bons valores que respeitamos a todos como irmãos e irmãs. Parabéns mulheres pelo seu dia todos os dias do ano”. Disse o pró-reitor de Acadêmico.

Para o assessor da Reitoria  Prof. Dr Irmão Lúcio Gomes Dantas, ter uma presença feminina na reitoria revela o compromisso da instituição em valorizar as mulheres. “É muito bom ter uma mulher na reitoria, agora temos a oportunidade de ter a Regina Helena Giannotti como pró-reitora Acadêmica e estamos extremamente felizes com isso. Parabenizo a todas por este dia tão importante. Em um pais que não cuida das mulheres, nós temos o privilégio de estar em uma instituição que cuida por meio da evangelização da educação de tantas mulheres para que nós homens possamos mudar um pouco essa realidade onde quer que estejamos”. Afirmou Prof. Dr Irmão Lúcio Gomes.

De acordo com a pró-reitora Acadêmica, Regina Helena Giannotti, representar as mulheres na Universidade  é uma satisfatória responsabilidade, que pretende exercer com muito esmero e compromisso. “Fico muito feliz em representar a todas as mulheres na reitoria espero representar a cada uma de vocês de maneira honrosa, digna e absolutamente respeitosa.  O dia de hoje não é uma celebração por conta de uma festividade  e sim  por  conta de uma necessidade de mantermos a vigilância com relação ainda ao que acontece com as mulheres no nosso pais que é bem triste. Então enquanto nós não alcançarmos essa posição de igualdade e diminuir essa assimetria entre os gêneros será importante lembrar e relembrar o dia internacional da mulher.

A programação contou ainda com a distribuição de pipocas, refrigerantes e entrega de brindes.

O filme

Estrelas Além do Tempo conta a incrível história de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monae) – brilhantes mulheres afro-americanas que trabalharam na NASA e foram os cérebros por trás de uma das maiores operações da História: o lançamento em órbita do astronauta John Glenn, uma conquista fantástica que restaurou a confiança do país, mudou a Corrida Espacial e galvanizou o mundo. O trio visionário atravessou todas as barreiras de gênero e raça para inspirar gerações a sonhar grande.

Publicado por Universidade Católica de Brasília