ago

Ministro do STF será homenageado pela Católica de Brasília

A Universidade Católica de Brasília (UCB) recebe no dia 22 de agosto o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, para uma homenagem pela atuação na suprema corte e por sua contribuição para o aperfeiçoamento da seara jurídica, por meio de produção literária, carreira acadêmica e exercício da advocacia cidadã. A cerimônia é aberta ao público e será realizada no Teatro Católica, localizado no Campus Taguatinga da UCB, a partir das 9h30.

Na ocasião, o magistrado vai ministrar uma palestra com o tema “Reflexões sobre a jurisdição constitucional e desafios contemporâneos”.

Trajetória
Edson Fachin nasceu em Rondinha (RS) e graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde foi professor titular de Direito Civil. É mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez pós-doutorado no Canadá, foi pesquisador convidado do Instituto Max Planck, na Alemanha, e professor visitante do King’s College, na Inglaterra.

Tomou posse como ministro do Supremo em junho de 2015, indicado pela então presidente Dilma Rousseff. Na Suprema Corte, é o relator de processos relativos à Lava Jato e de temas com repercussão social, como a chamada “ADPF das Favelas”, que restringiu operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro durante a pandemia.

Passou a integrante titular do Tribunal Superior Eleitoral em agosto de 2018. Em maio de 2022, assumiu a presidência da Corte Eleitoral, sucedendo o ministro Luís Roberto Barroso. Atuou no tribunal até agosto de 2022, quando deixou o cargo para o ministro Alexandre de Moraes.

Na eleição para a presidência do STF ocorrida no dia 9 de agosto, que elegeu Luis Roberto Barroso como novo presidente da Corte, Fachin foi eleito vice-presidente. Ambos fazem mandato de dois anos. A posse está marcada para 28 de setembro.

Serviço
Homenagem ao ministro do STF, Edson Fachin, e palestra sobre jurisdição constitucional e seus desafios contemporâneos
Data: 22 de agosto de 2023 (terça-feira)
Local: Teatro da Católica – UCB – Campus Taguatinga.
Endereço: QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga, Brasília/DF.

Publicado por Samuel Siqueira