//
Nesta segunda-feira, dia 05, a Universidade Católica de Brasília recebeu a comitiva da Embaixada da Alemanha composta pelo Ministro do Trabalho e Assuntos Sociais, Hubertus Heil, a Secretária do Estado, Leonie Gebers, e a imprensa alemã para uma visita de aproximação com a Universidade. O objetivo da agenda é atrair profissionais de Enfermagem para atuar na Alemanha, uma vez que o país possui escassez de mão de obra qualificada.
No encontro, foi apresentado os principais diferenciais da Universidade Católica de Brasília que oferece mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD, com um corpo docente altamente qualificado formando por mestres e doutores com atuação no exterior e que há 50 anos é reconhecida pela excelência no Ensino, Pesquisa e Extensão. O que coloca a instituição no ranking da melhor universidade particular do Centro-Oeste e está entre as melhores universidades do mundo*.
O ministro do Trabalho e Assuntos Sociais Hubertus Heil, mostrou-se entusiasmado com a estrutura física eacadêmica da universidade. Na ocasião, ele visitou o Laboratório de Saúde para conhecer as tecnologias usadas no espaço e dialogou com grupo de estudantes de Enfermagem que puderam apresentar algumas práticas clínicas.
A Pró-reitora Acadêmica da Universidade, Adriana Pelizzari, destacou que essa parceria com a Alemanha além de proporcionar uma excelente oportunidade de intercâmbio aos estudantes, é uma comprovação da excelência do curso de Enfermagem que possui 20 anos. “A nossa formação está sendo adequada e coerente com os padrões internacionais. Podemos pensar em uma parceria de docentes, de estudantes vindo da Alemanha e quem sabe até uma dupla diplomação”, comentou.
Pelizzari ainda completou “É fundamental esse tipo de relacionamento entre os países, porque hoje o mundo necessita que quebremos as fronteiras da Educação. Se eu sou enfermeiro no Brasil e tenho as mesmas condições de formação. Eu posso ser um bom enfermeiro na Alemanha ou em outro qualquer lugar do mundo”.
Na visita a capital, o ministro do Trabalho do Brasil e o ministro do Trabalho da Alemanha assinaram um termo de cooperação conjunta com o Brasil com o objetivo de promover laços no setor de trabalho e integração social relativos a questões trabalhistas. A comitiva alemã também visitou o Conselho Federal de Enfermagem.
Internacionalização
A UCB possui um setor responsável pela internacionalização na instituição. A Coordenação de Internacionalização tem o papel de articular com outras instituições para realizar parcerias e promover a Mobilidade Acadêmica de estudantes e professores
Atualmente, a UCB tem convênios com mais de 30 universidades estrangeiras. Na Alemanha, possui parceria com três instituições: Universidade de Siegen, Julius-Maximilian Universitat Wurzburg, Katholische Universität Eichstätt-Ingolstadt