abr

Líder indígena Ailton Krenak apresenta sua obra na UCB

Na última segunda-feira (18), a Universidade Católica de Brasília recebeu o ativista, ambientalista, escritor e líder indígena, Ailton Krenak, para apresentação da obra “Caminhos para a cultura do bem viver”, de sua autoria.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Formação Geral e Humanístico da UCB, destinado à comunidade acadêmica com o objetivo de discutir, refletir e levantar questões em torno do pensamento contemporâneo, a partir das lentes da literatura da obra do autor.

Ailton Krenak destacou sobre o processo de produção dos seus livros: “Como uma pessoa que vem da tradição oral e, portanto, não é da tradição escrita, eu transito nesse lugar da fala para a experiência da escrita e de publicar obras. Curiosamente, todos os meus textos que vocês leem foram falados e depois transcritos”, disse Ailton.

No final do evento, os estudantes presentes puderam fazer perguntas para o autor. A respeito do impacto da pandemia e tudo o que ela trouxe para esse pensamento, não só para o autor, mas para a humanidade.

Krenak respondeu que “a pandemia teve um impacto, um reflexo direto na mudança de percepção geral de todo mundo, não só das pessoas que expressam essa experiência da mudança. Muita gente que está saindo da cidade, por exemplo, vendendo o apartamento no Rio de Janeiro ou São Paulo para comprar um sítio pequeno num lugar na floresta”, exemplificou o escritor.

Publicado por Lauana Damacena