//
2008
nov
13

LIBERTE UM LIVRO – Campanha promove biblioteca a céu aberto

A idéia conquistou a sociedade brasiliense que, durante dois meses, aderiu à campanha doando as obras guardadas há tempos em suas estantes, para que outras pessoas pudessem desfrutar dos benefícios da leitura.

Com 12 mil livros e 14 voluntários, a Universidade Católica de Brasília montou na manhã desta quarta-feira (12/11), uma biblioteca a céu aberto na Praça do Relógio, em Taguatinga, e na Rodoviária do Plano Piloto, onde oferecia gratuitamente as obras para quem passasse pelo local. A única  restrição era que não deixassem as obras presas em suas estantes.

De acordo com o coordenador da campanha, Roberto Resende, disseminar a leitura doando livros torna essas obras muito mais valorosas. “Um livro tem muito mais valor circulando abertamente, transmitindo conhecimento, formando mentes e promovendo a inclusão social do que trancado, preso numa estante”.

Com apenas seis anos de idade, Tailon Douglas Martins da Silva, que ainda está aprendendo a ler, viu a reportagem sobre da campanha e pediu a mãe para ir até o local e garantir um livro. “A campanha é muito boa porque incentiva as crianças para ler os livros e descobrir as coisas da vida. Assim não vai precisar ler tanto quando crescer”, afirma Tailon, que diz querer ser médico quando crescer.

Para a gari, Rosália Pereira Vargas, é comum encontrar livros no lixo. “Estou gostando da campanha porque é melhor dar do que jogar fora. E nesse tempo de chuva, os livros molham e somente às vezes dá para aproveitar”, garante Rosália.

Já para o vereador comunitário do setor “P Sul”, Sebastião Batista, que pretende montar uma biblioteca na sua região, a campanha é um ato que deveria ocorrer sempre. “Essa é uma das poucas oportunidades que o brasileiro tem de liberdade, que é a leitura. Meu vício é ler e lendo eu aprendo na prática além de ficar sabendo de coisas que já aconteceram”.

A campanha ainda não acabou. Quem quiser, pode doar os livros, que em breve, eles serão libertados. A Diretoria de Comunicação e Marketing está recebendo os exemplares. Para quem não tiver disponibilidade de trazê-los, basta ligar no número 3356-9013. “A idéia da campanha é continuar arrecadando e libertando os livros”, garante Roberto Resende.

Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

08 maio 2025
Habemus Papam!
07 maio 2025
1ª Feira de Carreiras reúne mais de 30 empresas na UCB
06 maio 2025
Estudantes participam de evento do TJDFT sobre adoção global
Skip to content