//
2008
nov
13

LIBERTE UM LIVRO – Campanha promove biblioteca a céu aberto

A idéia conquistou a sociedade brasiliense que, durante dois meses, aderiu à campanha doando as obras guardadas há tempos em suas estantes, para que outras pessoas pudessem desfrutar dos benefícios da leitura.

Com 12 mil livros e 14 voluntários, a Universidade Católica de Brasília montou na manhã desta quarta-feira (12/11), uma biblioteca a céu aberto na Praça do Relógio, em Taguatinga, e na Rodoviária do Plano Piloto, onde oferecia gratuitamente as obras para quem passasse pelo local. A única  restrição era que não deixassem as obras presas em suas estantes.

De acordo com o coordenador da campanha, Roberto Resende, disseminar a leitura doando livros torna essas obras muito mais valorosas. “Um livro tem muito mais valor circulando abertamente, transmitindo conhecimento, formando mentes e promovendo a inclusão social do que trancado, preso numa estante”.

Com apenas seis anos de idade, Tailon Douglas Martins da Silva, que ainda está aprendendo a ler, viu a reportagem sobre da campanha e pediu a mãe para ir até o local e garantir um livro. “A campanha é muito boa porque incentiva as crianças para ler os livros e descobrir as coisas da vida. Assim não vai precisar ler tanto quando crescer”, afirma Tailon, que diz querer ser médico quando crescer.

Para a gari, Rosália Pereira Vargas, é comum encontrar livros no lixo. “Estou gostando da campanha porque é melhor dar do que jogar fora. E nesse tempo de chuva, os livros molham e somente às vezes dá para aproveitar”, garante Rosália.

Já para o vereador comunitário do setor “P Sul”, Sebastião Batista, que pretende montar uma biblioteca na sua região, a campanha é um ato que deveria ocorrer sempre. “Essa é uma das poucas oportunidades que o brasileiro tem de liberdade, que é a leitura. Meu vício é ler e lendo eu aprendo na prática além de ficar sabendo de coisas que já aconteceram”.

A campanha ainda não acabou. Quem quiser, pode doar os livros, que em breve, eles serão libertados. A Diretoria de Comunicação e Marketing está recebendo os exemplares. Para quem não tiver disponibilidade de trazê-los, basta ligar no número 3356-9013. “A idéia da campanha é continuar arrecadando e libertando os livros”, garante Roberto Resende.

Publicado por Tiago Mendes
Skip to content