//
2024
ago
16
Atividade Cultural

Professor Leandro Bessa lança o livro ‘Aparições de Diadorim’

Obra aborda a personagem homônima e enigmática de João Guimarães Rosa, figura ambígua, encantadora e heróica do romance “Grande sertão: Veredas”. O evento ocorrerá a partir das 16h na Livraria Circulares, na 113 Norte

Neste sábado (17), a partir das 16h, o professor e escritor Leandro Bessa lançará o livro “Aparições de Diadorim: Assombro e Fascínio em Grande Sertão: Veredas” na Livraria Circulares, localizada na CLN 113 bloco A loja 7, na Asa Norte. A obra oferece outras perspectivas sobre a enigmática e ambígua personagem Diadorim, explorando a condição feminina e as influências na vida e obra de Guimarães Rosa. Bessa é docente dos cursos de Comunicação e do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB.

A partir de uma abordagem que mescla estética, gênero e crítica literária, o livro investiga a complexidade de Diadorim, desde suas diversas fisionomias e simbologias em diálogo com a subversão das normas heteropatriarcais em “Grande Sertão: Veredas”, propondo uma leitura que enxerga Diadorim como uma figura transgênera, ou “lusfus”: Baseada em documentos inéditos que relacionam Guimarães Rosa e Simone de Beauvoir, a obra sugere que a ideia de gênero no romance é afetada pela desestabilização da ordem vinculada aos dimorfismos e binarismos.

“Fruto da minha pesquisa de doutorado, o livro investiga como Diadorim dialoga com questões atuais, como disputas de gênero, transgeneridade, o aprendizado pela amizade, além dos temas clássicos rosianos: metafísica, misticismo, as oposições entre o bem e o mal e de um Brasil moderno e atrasado”, ressalta Leandro Bessa. O livro pode ser adquirido no evento de apresentação ou no site da editora.

Segundo ele, a metodologia combina estudos de gênero e teoria da imagem como a noção de imagem dialética de Walter Benjamin. “O livro oferece uma leitura provocadora sobre um dos personagens mais fascinantes da literatura brasileira, destacando a fusão de elementos simbólicos e imaginários que compõem a performance de Diadorim”, complementa.

A obra também aborda a subversão das normas heteropatriarcais em “Grande Sertão: Veredas”, propondo uma leitura que enxerga Diadorim como uma figura transgênera e discutindo temas como desejo proibido e a dimensão abjeta de sua relação com Riobaldo. Com uma metodologia que combina estudos de gênero, teoria queer e a noção de imagem dialética de Walter Benjamin, o livro oferece uma leitura inovadora e provocadora sobre um dos personagens mais enigmáticos da literatura brasileira.

Método de Diadorim

“Diadorim é movente no sentido de inspirar e produzir deslocamentos perceptivos e zanzares, incertezas, desejos e belezas. Não por acaso, seu aspecto “movente” é um dos capítulos deste livro, fruto de uma pesquisa inspirada e laboriosa, em que Leandro Bessa quase decifra o mistério desse fascinante personagem. Diadorim assim o requer”, analisa no prefácio o poeta e escritor Gustavo de Castro, professor de Estética da Comunicação da graduação e da pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador de literatura brasileira.

“Ao adotar a tática da aproximação, pouco a pouco, Leandro destrincha as emoções e os dados biográficos do personagem: sua relação amorosa (ou quase) com Riobaldo, sua sede de vingança, seu conhecimento dos pássaros. Leandro compartilha conosco suas dúvidas, e os silêncios de Diadorim, seus gestos estéticos, sua força difusa”, indica Castro.

Sobre o autor

Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio doutoral na Faculdade de Letras da Universidade de Sorbonne (Paris – FR), Leandro Bessa é especialista em Processos e Produtos Criativos (UFG) e em Filosofia da Arte (Ifiteg/UEG). É professor do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa (UCB). Integra o Grupo de Pesquisa Siruiz – Comunicação e Imaginação Literária (CNPq/UnB). Em 2022, organizou o Colóquio Internacional Primeiras Estórias – 60 Anos, que resultou na coletânea As primeiras estórias de Guimarães Rosa (Editora da UnB).

 

Publicado por Bárbara Fragoso

Notícias Recentes

08 maio 2025
Habemus Papam!
07 maio 2025
1ª Feira de Carreiras reúne mais de 30 empresas na UCB
06 maio 2025
Estudantes participam de evento do TJDFT sobre adoção global

Falando nisso...

Skip to content