//
2024
jul
02
Ancestralidade

Lab Metaverse da UCB permite experiências com mitos indígenas

Projeto de pesquisa da Universidade Católica de Brasília cria filme em Realidade Virtual, ambiente no metaverso, com os povos Tukano, Yawanawá e Pataxós, e laboratório imersivo e tecnológico

A Universidade Católica de Brasília (UCB) prepara o laboratório tecnológico “Lab Metaverse UCB: O futuro é ancestral”, que permitirá que a comunidade vivencie experiências míticas e tecnológicas. Com previsão de lançamento no segundo semestre deste ano, o projeto terá um filme em VR 360༠ com a narração de um mito indígena gravado na floresta. A iniciativa agrega a criação de ambiente no metaverso, em que os povos Tukano, Yawanawá e Pataxós narram seus mitos; e uma imersão onírica por meio de oficinas no metaverso. 

Ao usar o conceito tecnológico de metaverso como possibilidade de imaginar e narrar mundos, o laboratório inclui projetos de inovação tecnológica, pedagógica e cultural. “O Lab Metaverse é um ambiente colaborativo de criação de produtos que retroalimentam um sistema complexo de formação, circulam na Universidade e integram projetos de ensino, pesquisa e extensão que geram novas ideias e novos projetos”, explica Florence Dravet, coordenadora do projeto de pesquisa e professora da UCB. 

Segundo Dravet, o projeto transdisciplinar é um espaço de exercício de criatividade por meio de metodologias de cocriação. Nesse contexto, o público terá a oportunidade de ter contato com os saberes ancestrais. “Reencontrar o tempo do mito indígena não é olhar para o passado a fim de recuperar uma utopia revogada. É olhar para o contemporâneo, para o pensamento indígena que vigora hoje. Que insiste, como estratégia de sobrevivência e manutenção de sua existência constantemente ameaçada, em reafirmar sua conexão com a tradição. Que não aceita perder sua história, porque tem um futuro a construir”, complementa. 

Processos criativos

Espaço de formação de pessoas dedicadas às interações entre design, visualidades e tecnologias para favorecer a criatividade, o Lab Metaverse é um ambiente de descobertas das potencialidades das tecnologias e de reflexão sobre a preservação e o desenvolvimento de valores e competências criativas. 

Focados em inclusão e acessibilidade, os projetos deste empreendimento estão direcionados também aos cuidados psicológicos, consciência corporal imersiva, bem-estar cibernético, comunicação, educação e saberes ancestrais. “Corpo, mente, espírito colocados em conexão e sinergia com a natureza de ser humano em um mundo complexo”, destaca Florence Dravet.

“Trabalhamos na fronteira tecnológica: lugar em que as transformações são diárias e em que a Inteligência artificial (IA) generativa vem transformando as relações com o trabalho de criação. Preservamos os valores da cultura e da linguagem humana e utilizamos as tecnologias para potencializá-los”, indica Dravet. 

O Lab Metaverse

Financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e pela UCB, o projeto de pesquisa Lab Metaverse UCB direciona suas experiências imersivas para os diálogos entre saberes tradicionais e saberes tecnológicos, partindo da premissa do futuro ancestral, um encontro entre as mais antigas formas de narrar e de compreender o mundo e as mais novas tecnologias imersivas. 

A equipe do projeto contempla os pesquisadores Florence Dravet, Leandro Bessa, Renata Lemos Morais, Rafael Andreoni; os estudantes Samuel Rocha, Clarice Duarte e Claudia Barbosa Dias, do mestrado em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB; e graduando dos cursos de comunicação da instituição.

O projeto conta com a parceria da USP Metaverso, International Center for Transdisciplinary Research (CIRET), ATEMPORAL, Cadenza Filmes, FRENS ONLY, Cajuí Collab, Alexsander Severino, Bárbara Fragoso e Catarina Boechat.

Publicado por Bárbara Fragoso

Falando nisso...

Skip to content