//
2011
maio
23

Karl Anders Ericsson na UCB

Quer se tornar muito bom em uma área de conhecimento? Comece assistindo à palestra:  Aprendizagem de alto nível para a expertise, do professor Karl Anders Ericsson, da Universidade de Tallahassee, EUA.

Como alguém se torna muito bom em uma área do conhecimento? Entre começar processos de aprendizagem em uma dada área do conhecimento (xadrez, matemática, medicina, piano, ciências) e tornar-se muito bom (expert) no assunto são necessários muitos anos de dedicação sistemática à área que sobrevive a limitações de ordem emocional, ambiental e pessoal.

Diferenças entre o conhecimento de experts e não-experts em qualquer domínio é algo que sempre desafiou tanto cientistas quanto o público em geral. Pesquisas têm indicado que o desempenho superior do expert pode ser explicado a partir de algumas características básicas do seu comportamento. Por exemplo, experts demonstram melhor memória para material significante do que não-experts, e representam problemas de modo mais elaborado, empregando diferentes estratégias para resolvê-los.

O Professor Ericsson apresentará dados de pesquisas recentes na área de expertise que tratam sobre os aspectos comuns do ambiente no qual a expertise se desenvolve, o conceito e importância do estudo individual deliberado para o alcance da expertise, e os fatores motivacionais que sustentam o aprendizado de longa duração em diferentes áreas.

Quem é Karl Anders Ericsson?
 
Considerado pela maioria dos pares e colegas como o “world`s top expert on expertise”, K. ERICSSON é atualmente professor emérito do Departamento de Psicologia da Florida State University at Tallahassee, Consultor do Florida Center for Research on Education in Science, Technology, Engineering, and Mathematics (FCR-STEM) International Advisory Committe. Paralelamente, e desde 1993, é o pesquisador principal para os recursos de investigação da “Conradi Eminent Scholar Endowment in the Florida State Foundation”. Professor Ericsson é doutor em Psicologia pela Universidade de Estocolmo, Suécia. Foi Professor da Universidade do Colorado – Boulder (EUA) e do Max-Planck Institute for Human Development and Education em Berlim (Alemanha). K. A. ERICSSON é autor de cerca de 200 artigos e capítulos de livros. As suas atuais e principais áreas de investigação distribuem-se por três temas principais: The Acquisition of Expert Performance and Deliberate Practice; Superior Memory of Experts and Long-Term Working Memory (LTWM); e Protocol Analysis and Verbal Reports on Thinking. Nestas áreas, seus mais recentes estudos têm envolvido populações de “experts” em domínios tão variados como os da ciência, medicina, enfermagem, desporto e jogos, música, direito e auditoria. Uma questão central que tem orientado os seus estudos tem sido: “Como “experts”, em diferentes domínios, se tornam os melhores entre os melhores ?”.

Serviço:

Local: Auditório da Universidade Católica de Brasília, Campus II, Pós-Graduação e Pesquisa – SGAN 916 mod. B
Data: 27 de maio de 2011
Horário: a partir das 9h30.
Promoção: Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UCB

Mais informações: 
3448.7123

Publicado por Tiago Mendes
Skip to content