//
A Política Nacional de Promoção da Saúde aborda seis importantes pontos divididos em capítulos que se relacionam diretamente com a juventude, são eles: Alimentação saudável, Prática corporal, Redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas, Redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, Prevenção da violência e estímulo à cultura de paz.
Alimentação saudável: procura desenvolver ações relativas à alimentação visando à promoção da saúde, assim como promover as articulações intra e intersetoriais. Busca a implementação da vigilância alimentar, além da disseminação os princípios do Guia Alimentar da População Brasileira.
Prática corporal/atividade física: visa promover ações na comunidade para ofertar caminhadas, exercícios, além de práticas esportivas e de lazer. Procura capacitar os profissionais da saúde para estimular a inclusão de pessoas com deficiência, promover ações de aconselhamento e campanhas de estímulo a viver uma vida saudável.
Prevenção e controle do tabagismo: tem como objetivo promover a redução da aceitação do tabaco e realizar ações educativas, visando diminuir o estimulo ao jovem. Além disso, procura proteger a população da poluição através da implementação dos ambientes livres do tabaco. A intenção também é de promover programas de auxílio a indivíduos que queiram largar o vício.
Redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas: quer investir em ações educativas para conscientização, assim como promover a redução de danos causados pelo consumo exagerado. Busca incentivar a mídia a disponibilizar informação sobre os riscos das diversas drogas, além de apoiar a restrição de acesso às bebidas alcoólicas.
Redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito: procura inserir à grade curricular de todos os níveis de formação, ações educativas referentes ao trânsito, além de apoiar campanhas de divulgação. Idealiza também articular uma agenda de planejamento com os setores diretamente relacionados ao problema.
Prevenção da violência e estímulo à cultura de paz: busca a ampliação e fortalecimento da Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde, além do investimento na sensibilização e capacitação dos gestores e profissionais de saúde na identificação e encaminhamento das vítimas de violência intrafamiliar e sexual. Busca também a implantação de Serviços Sentinela, que serão responsáveis por registrar os casos.
Para acessar o documento na íntegra, acesse: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed.pdf