//
Conhecida por ser a capital dos ipês, Brasília começa a ganhar cores novas que contrastam com o azul do céu e a arquitetura da cidade, compondo um paisagismo único que encanta moradores e visitantes. De acordo com dados da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – Novacap, existem em todo o Distrito Federal mais de 700 mil árvores de ipês plantadas que variam entre as cores roxo, rosa, amarelo, branco e até mesmo verde, este, por ser raro, é pouco conhecido.
O ipê é uma planta nativa do cerrado que já existia antes mesmo da construção de Brasília e hoje colabora para deixar a cidade mais harmônica e bonita. O especialista em botânica e professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Brasília (UCB), Luciano Coelho, explica que “os ipês surgem no contexto de enfeitar a cidade, pois são árvores muito características que parecem buquês enormes e de cores diferentes. A Novacap investiu bastante no plantio de árvores nativas do cerrado e os ipês é uma espécie muito fácil de se propagar”, explica o professor.
A espécie pode ser encontrada em todo o país, mas principalmente no Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, pois está distribuída nas matas. “Há ipês próprios do cerrado, mas sabemos que existem vegetações diferentes como as savânicas e florestais. O ipê amarelo é a árvore símbolo do país, muitas pessoas pensam que é o pau-brasil, mas não é. Temos em torno de seis espécies de ipês plantadas no DF”.
Presente em ambientes que variam a temperatura entre 18°C e 26°C, a árvore se adapta facilmente a locais de clima seco e pode atingir de 8 a 20 metros de altura, com características próprias, como por exemplo, troncos grossos, copas coloridas que permanecem floridas entorno de uma a duas semanas a depender do clima local.
“Temos a primavera, verão, outono e inverno, considerando a região onde moramos vemos mais fortemente duas grandes estações, que são a seca e a chuva; normalmente vemos muita chuva entre a primavera e o verão e no outono e inverno temos a escassez de chuva e o período de seca e frio. É nesta temporada que os frutos dos ipês estão prontos para serem distribuídos pelo vento e florescer”, explica o especialista.
É possível encontrar ipês floridos a partir de maio, porém é nos meses de junho a setembro que começa de fato a estação dos ipês, podendo se estender até o mês de outubro. O primeiro a florir é o de cor roxa, depois vem os amarelos, rosas, brancos e, por fim, os raros ipês verdes.