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O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) recebeu, na terça-feira, 30 de novembro, o Colóquio Ipea/Socicom 2010 – Os Indicadores Estratégicos da Comunicação no Novo Ciclo do Pensamento Brasileiro. O evento, parte do pré-evento do Congresso Panamericano de Comunicação (Panam 2010), apresentou alguns destaques de levantamento inédito realizado pelo órgão em parceria com a Federação Nacional das Associações de Comunicação (Socicom).
A publicação “Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil” foi saudada pelo assessor-chefe da de Imprensa e Comunicação do Ipea, Daniel Castro, como uma iniciativa pioneira para incluir a comunicação como um dos eixos de desenvolvimento do país. Ele ressaltou a importância de se “mensurar o conhecimento na área de comunicação, para que as pessoas possam não apenas ter acesso, mas debater os dados”, especialmente em um momento que nunca se debateu tanto a questão no Brasil.
O professor José Marques de Melo, presidente da Socicom, lembrou que durante muito tempo, a “ausência de interlocução com o Estado ensejou estudos que não estão em sintonia com os anseios da população”. Além disso, a parceria entre Ipea e Socicom representa um passo na necessidade de superar a “dependência paradigmática” do país em relação à produção de conhecimento feita no exterior.
Marques de Melo afirmou que a iniciativa “legitima a relação entre comunicação e desenvolvimento” e disse esperar que os indicadores contribuam para um sistema de comunicação democrático, comprometido com as soberanias nacionais.
Francisco Sierra, professor da Universidade de Sevilha, na Espanha e membro da International Association for Media and Communication Research, destacou que num momento de crise econômica, também há oportunidade para participar e construir novos pensamentos, numa perspectiva emergente de conhecimento, pesquisa e produção. “É uma valorização do patrimônio intelectual e cognitivo”, disse, em referência à publicação. “Não se pode construir sobre o desconhecido”, completou.
Ineditismo
A publicação reúne, em três volumes, dados, indicadores e cenários do campo e do mercado dos dois setores no país. O primeiro volume traz artigos de especialistas discutindo desde a posição do Brasil em relação aos BRICs no que diz respeito à comunicação até as indústrias criativas de conteúdo.
O segundo volume apresenta a memória das associações científicas e acadêmicas de comunicação no país, e o terceiro volume é uma ampla reunião de indicadores sobre as tendências da comunicação no Brasil e na América Latina.
O livro também é resultado de outra iniciativa pioneira do Ipea: foi a primeira vez que o órgão concedeu bolsas a pesquisadores da área de comunicação, responsáveis pelo terceiro volume da obra. Os doutores Andrea Fernandez, Cristina Gobbi, Sivaldo Pereira da Silva e Alexandre Kieling, professor da Universidade Católica de Brasília, coordenaram quatro equipes que fizeram o levantamento.
Mesa
Participaram ainda da abertura Antonio Lassance, assessor da Presidência da República; Rodrigo Abdalla, técnico de planejamento do Ipea, Cosette Castro, professora da UCB e assessora do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) na área de Conteúdos e Serviços Digitais; João Cláudio Garcia, coordenador multimídia do Ipea; Ana Sílvia Médola, vice-presidente da Socicom; e Marcio Wohlers, diretor de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Ipea.
O PANAM 2010 ocorre até a sexta-feira, dia 3, e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), em parceria com a UCB.