maio
Congresso

Internacionalização: Congresso encerra nesta quarta-feira (22)

Com cinco palestras ao longo do dia, o Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores encerra nesta quarta-feira (22), na Universidade Católica de Brasília. Com mais de 500 inscritos, o evento reuniu ontem e hoje professores e pesquisadores do Brasil e de países como Noruega, Equador, Chile, Israel e Austrália. O Congresso teve a finalidade estabelecer-se como espaço de debates acerca dos novos contextos emergentes no campo da formação docente, configurando-se como um campo profícuo às construções epistemológicas, focado em traçar uma agenda comum ética, estética, política e transformadora no campo da formação docente.

No encerramento, o reitor da UCB, Prof. Dr. Carlos Longo, ressaltou o êxito da conclusão do evento. “Vivemos em um país de desigualdades. O desafio é grande, mas, se temos propósito e trabalharmos juntos, vamos chegar lá”, destacou, ao agradecer a todos os educadores da universidade pelo trabalho coletivo, aos participantes e conferencistas nacionais e internacionais.

“Percebemos o consenso em nossas falas acerca da importância do professor e da necessidade de reconhecermos, valorizarmos e desenvolvermos para garantirmos a sua função”, enfatizou o Conselheiro Presidente da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), Padre Geraldo Adair da Silva, ao indicar que o Congresso retira cada pessoa dos próprios lugares. “Voltemos diferentes, cada um ao seu lugar. Que possamos repensar as nossas práticas cotidianas e contribuir ao que nos propomos neste congresso: repensar a educação”.

Na ocasião, a Pró-Reitora Acadêmica da UCB, Profa. Dra. Adriana Pelizzari, apreciou a oportunidade de ouvir diversas experiências mundiais. “Aprendemos muito. Vimos que o professor aqui ou em qualquer lugar tem as mesmas dores e esperanças. Espero que vocês voltem renovados às suas casas. Foi muito bom ver essa troca aqui.”

Para o Prof. Dr. Renato Brito, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB, o apoio institucional foi indispensável para a execução do evento. “Agradeço a UBEC e UCB pela confiança”, finalizou.

Programação

No turno da manhã, a abertura do segundo dia do evento contou com a temática “Centro de Internacionalização da Educação Brasil-Austrália e suas contribuições para reflexões no campo da formação docente”. Sob a mediação do professor Dr. Geraldo Caliman, coordenador da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da UCB, a mesa foi composta pelos professores Dr. Renato de Oliveira Brito, da UCB; Dr. Alexandre Anselmo Guilherme, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; e Dra. Marilia Morosini, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Na sequência da programação, a conferência “Formação de Professores no Chile” foi ministrada pelo professor Dr. Esnesto Treviño, da  Pontifica Universidad Católica de Chile, sob a mediação do professor Dr. Tiago Zanqueta de Souza, da UCB. No fechamento da manhã,  a temática “Professores da Educação Básica no Brasil: o risco de um apagão e as medidas para mitigá-lo” foi abordada pela professora Maria Helena Guimarães de Castro, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo e Titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna “Inovação em Avaliação” do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo USP; Sylvia Toledo Gouveia, Diretora de Gestão de Fundos e Benefícios (FNDE); e Leda Regina Bittencourt, da diretoria de Formação Docente do Ministério da Educação. A mesa foi mediada pelo professor Renato Brito, da UCB.
Publicado por Bárbara Fragoso