//
2024
maio
22
Congresso

Internacionalização: Congresso encerra nesta quarta-feira (22)

Com cinco palestras ao longo do dia, o Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores encerra nesta quarta-feira (22), na Universidade Católica de Brasília. Com mais de 500 inscritos, o evento reuniu ontem e hoje professores e pesquisadores do Brasil e de países como Noruega, Equador, Chile, Israel e Austrália. O Congresso teve a finalidade estabelecer-se como espaço de debates acerca dos novos contextos emergentes no campo da formação docente, configurando-se como um campo profícuo às construções epistemológicas, focado em traçar uma agenda comum ética, estética, política e transformadora no campo da formação docente.

No encerramento, o reitor da UCB, Prof. Dr. Carlos Longo, ressaltou o êxito da conclusão do evento. “Vivemos em um país de desigualdades. O desafio é grande, mas, se temos propósito e trabalharmos juntos, vamos chegar lá”, destacou, ao agradecer a todos os educadores da universidade pelo trabalho coletivo, aos participantes e conferencistas nacionais e internacionais. 

“Percebemos o consenso em nossas falas acerca da importância do professor e da necessidade de reconhecermos, valorizarmos e desenvolvermos para garantirmos a sua função”, enfatizou o Conselheiro Presidente da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), Padre Geraldo Adair da Silva, ao indicar que o Congresso retira cada pessoa dos próprios lugares. “Voltemos diferentes, cada um ao seu lugar. Que possamos repensar as nossas práticas cotidianas e contribuir ao que nos propomos neste congresso: repensar a educação”.

Na ocasião, a Pró-Reitora Acadêmica da UCB, Profa. Dra. Adriana Pelizzari, apreciou a oportunidade de ouvir diversas experiências mundiais. “Aprendemos muito. Vimos que o professor aqui ou em qualquer lugar tem as mesmas dores e esperanças. Espero que vocês voltem renovados às suas casas. Foi muito bom ver essa troca aqui.”

Para o Prof. Dr. Renato Brito, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB, o apoio institucional foi indispensável para a execução do evento. “Agradeço a UBEC e UCB pela confiança”, finalizou. 

Programação

No turno da manhã, a abertura do segundo dia do evento contou com a temática “Centro de Internacionalização da Educação Brasil-Austrália e suas contribuições para reflexões no campo da formação docente”. Sob a mediação do professor Dr. Geraldo Caliman, coordenador da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da UCB, a mesa foi composta pelos professores Dr. Renato de Oliveira Brito, da UCB; Dr. Alexandre Anselmo Guilherme, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; e Dra. Marilia Morosini, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Na sequência da programação, a conferência “Formação de Professores no Chile” foi ministrada pelo professor Dr. Esnesto Treviño, da  Pontifica Universidad Católica de Chile, sob a mediação do professor Dr. Tiago Zanqueta de Souza, da UCB. No fechamento da manhã,  a temática “Professores da Educação Básica no Brasil: o risco de um apagão e as medidas para mitigá-lo” foi abordada pela professora Maria Helena Guimarães de Castro, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo e Titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna “Inovação em Avaliação” do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo USP; Sylvia Toledo Gouveia, Diretora de Gestão de Fundos e Benefícios (FNDE); e Leda Regina Bittencourt, da diretoria de Formação Docente do Ministério da Educação. A mesa foi mediada pelo professor Renato Brito, da UCB.
Publicado por Bárbara Fragoso

Notícias Recentes

08 maio 2025
Habemus Papam!
07 maio 2025
1ª Feira de Carreiras reúne mais de 30 empresas na UCB
06 maio 2025
Estudantes participam de evento do TJDFT sobre adoção global
Skip to content