Estudante

Integração pelo esporte no InterUCB

Atléticas da Católica competem em 12 modalidades na 5ª edição dos jogos

As Associações Atléticas Acadêmicas da Universidade Católica de Brasília (UCB) realizam, entre os dias 6 e 11 de maio, a 5ª edição do InterUCB. Os jogos foram abertos oficialmente nesta segunda-feira (6) pelo reitor, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, e fazem parte do calendário de eventos dos 45 anos da Universidade.

São aguardadas mais de mil pessoas, entre atletas e torcedores, durante a semana das disputas. Contando neste ano com a participação de 12 atléticas, o InterUCB já se consolidou no meio acadêmico e promete disputas cada vez mais acirradas.

As atléticas Apotecária (Farmácia), Barracuda (Odontologia), Dinastia (Relações Internacionais), Hipnótica (Psicologia), Magistrada (Direito), Matilhaça (Engenharia), Olympus (Educação Física), Pirraça (Medicina), Predadora (Nutrição e Gastronomia), Soberana (Biomedicina), Impiedosa (Medicina Veterinária) e Supremacia (Enfermagem e Fisioterapia) competirão no futsal, vôlei, handebol, basquete, peteca, sinuca, tênis de mesa, atletismo, arremesso de peso, salto em distância, xadrez e natação.

Durante a abertura do InterUCB, nesta segunda (6), no Ginásio 2 do Câmpus Taguatinga, já foi possível sentir o clima que fará parte das competições: muita descontração e vibração entre atletas e torcedores.

O reitor da UCB, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, saudou os atletas e estudantes presentes e elencou as palavras-chave dos jogos: “Superação e respeito. O respeito, o acolhimento, a vibração. Mas, acima de tudo, nos valorizarmos. É o que eu peço aos alunos”. Menegat também frisou a importância do InterUCB: “a presença do reitor na abertura dos jogos mostra o apoio que a Universidade dá ao evento”, destacou.

O presidente da Liga das Atléticas da Universidade Católica de Brasília (LAUCB), Matheus Raposo Melo, agradeceu o apoio da Reitoria e destacou a competição. “A importância do InterUCB é enorme no meio acadêmico. Além de ser uma forma de preparação das atléticas que representam a Católica em outros eventos, é também a coroação de um ano de treinos e empenho dos atletas que conciliam a vida acadêmica com a vida esportiva. O InterUCB tem este espírito de integrar as atléticas e impulsionar a prática do esporte universitário de qualidade no Câmpus”, disse.

Sobre os jogos e as atléticas

O InterUCB teve início em 2015, quando quatro atléticas se juntaram com o intuito de promover maior integração entre os estudantes e fomentar a prática esportiva no âmbito universitário. Em sua primeira edição, os jogos contaram com a participação das atléticas Magistrada (Direito), Matilhaça (Engenharias), Pirraça (Medicina) e Barracuda (Odontologia).

Após o sucesso das primeiras edições dos jogos e o fortalecimento das atléticas, foi criada a Liga das Atléticas da Universidade Católica de Brasília (LAUCB), composta atualmente por 12 equipes.
As Associações Atléticas são voltadas para o esporte e funcionam como uma miniempresa, com estatuto, ata de fundação e as modalidades que disputam campeonatos regional, estadual e nacional. Os estudantes buscam com as atléticas a promoção do esporte no Câmpus e o fomento da participação da UCB no cenário esportivo.

Por Adson Boaventura

Publicado por Universidade Católica de Brasília