mar

Inscrições para o Projeto Rondon estão abertas até o dia 16/3

Projeto Rondon tem por finalidade levar as Instituições de Ensino Superior e seus estudantes a regiões do Brasil menos favorecidas

Estão abertas as inscrições para os estudantes da Universidade Católica de Brasília (UCB) que queiram participar da “Operação Lobo-Guará”, do Projeto Rondon (PR) 2020, do qual a Universidade é parceira há mais de 16 anos. As inscrições foram prorrogadas e vão até o dia 16 de março, clique aqui e saiba como participar!

De acordo com o Ministério da Defesa (MD), o Projeto Rondon tem por finalidade levar as Instituições de Ensino Superior e seus estudantes àquelas regiões do Brasil menos favorecidas, dando-lhes a oportunidade de conhecer essas realidades, socializar seus saberes e, na interação com as comunidades, elaborar propostas e criar soluções participativas, de modo a atenuar as deficiências estruturais locais, contribuir para o bem-estar dessas populações, e, simultaneamente, consolidar a formação dos universitários como cidadãos. O Projeto Equipes Rondon UCB foi institucionalizado em 2006, oferecendo uma excelente oportunidade para que os estudantes realizem trabalhos voluntários durante a capacitação, durante as operações que ocorrem em julho ou janeiro/fevereiro ou após seu término.

Foto: Faiara Assis

Em dezembro de 2004, quatro estudantes do curso de enfermagem da UCB trouxeram à Universidade as informações sobre o edital do Ministério da Defesa para a Operação Amazonas, marco da reedição do PR. Elas, como grandes entusiastas, buscaram apoio institucional para participar. Em virtude disso, em janeiro de 2005, as estudantes, acompanhadas por uma professora do então Centro de Ciências da Vida, estiveram presentes em Coari – AM para realizar um diagnóstico a respeito do município. No retorno da viagem, ainda extremamente sensibilizadas por conhecerem uma realidade tão diferente da sua, a equipe inicia o processo de divulgação do PR.

Dessa forma, no segundo semestre de 2005, foi realizada em Brasília a primeira reunião de professores do PR, organizada pelo MD. Participaram da reunião professores de Instituições de Ensino Superior públicas, confessionais e privadas, representando as diversas regiões do país. Dessa reunião nasce a ideia de organizar as atividades das próximas operações em blocos temáticos, “conjunto A” – Cultura, Direitos Humanos/Justiça, Educação e Saúde e “conjunto B” – Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia/Produção e Comunicação Social.

Com a finalidade de institucionalizar o PR na UCB, tendo em vista sua relevância e o crescente interesse de estudantes e professores, foi redigido o projeto “Equipes Rondon UCB” (PER-UCB), que foi aprovado por um edital de extensão da UCB, em 2006, tendo por objetivo geral a redação da proposta de trabalho, a pré-seleção, capacitação e seleção de estudantes e professores para participação nas operações do PR.

A UCB já realizou atividades do conjunto A nos municípios de Vitória do Xingu/PA, Pedras Altas/RS, Curralinho/PA, Santa Cruz de Salinas/MG, Maurilândia/GO, Mirandiba/PE, Cacaulândia/RO, Campos de Brito/SE, Maranhãozinho/MA e em várias outras partes do Brasil.

Conheça mais sobre o Projeto Rondon e como se inscrever clicando aqui.

Documento de prorrogação do prazo de inscrição! ? https://hubs.ly/H0ntTRP0

Publicado por Universidade Católica de Brasília