Acadêmico

Inscrições abertas para programas de Mestrado e Doutorado da UCB

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos Programas de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília (UCB). Para o mestrado, há vagas nas seguintes áreas: Ciências Genômicas e Biotecnologia; Direito; Economia; Educação Física; Gerontologia; Governança, Tecnologia e Inovação; Inovação em Comunicação e Economia Criativa; Psicologia; e Políticas Públicas. No doutorado são cinco programas: Ciências Genômicas e Biotecnologia; Economia; Educação Física; Gerontologia e Psicologia. As vagas são para o segundo semestre de 2024.

Os interessados deverão se inscrever via formulário disponível na página do curso escolhido. A documentação exigida inclui uma declaração de informações verdadeiras preenchida e assinada, conforme modelo anexado ao edital; histórico escolar de curso de graduação; diploma ou certificado acompanhado de histórico escolar de curso de pós-graduação, quando houver; Curriculum Lattes, com atualização mínima de 30 dias. Acesse os programas disponíveis na página do Mestrado e Doutorado da UCB em  www.catolica.edu.br/pos.

Cada programa possui seu prazo de inscrição próprio, confira: Mestrado e Doutorado em Ciências Genômicas e Biotecnologia, até 10 de junho; Mestrado em Políticas Públicas, até 14 de junho; Mestrado e Doutorado em Economia, até 19 de junho; Mestrado em Governança, Tecnologia e Inovação, até 19 de junho; Mestrado e Doutorado em Psicologia, até 21 de junho; Mestrado e Doutorado em Educação Física, até 27 de junho; Mestrado e Doutorado em Gerontologia, até 28 de junho; Mestrado em Direito, até 8 de julho; e Mestrado Profissional em Inovação em Comunicação e Economia Criativa, até 21 de julho.

A pós-graduação Stricto Sensu é indicada para quem deseja seguir na vida acadêmica, atuando como professor ou pesquisador, e para profissionais que almejam obter alta qualificação e diferenciação em sua área. Entre os tipos de pós-graduação stricto sensu estão o mestrado acadêmico, o mestrado profissional e o doutorado.

Aluno Especial

A UCB também oferece vagas para o chamado ‘aluno especial’, quando o estudante quer fazer apenas uma ou duas disciplinas do Stricto Sensu, mas não é aluno regular do programa. Neste caso, o estudante paga apenas o valor referente às disciplinas que cursar. Depois, caso ingresse como aluno regular, os créditos poderão ser aproveitados para obtenção do título.

Excelência

A UCB é referência nacional e internacional em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, atraindo alunos de todo o país, com produção científica reconhecida no Brasil e no exterior. Na última Avaliação Quadrienal (2017-2020) divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Católica aprimorou seus resultados. O programa de pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da instituição recebeu a classificação 7, nota máxima concedida pela Capes. Destaque também para a pós-graduação em Educação Física, que atingiu o conceito 5.

Serviço

Inscrições abertas dos Programas de Mestrado e Doutorado da UCB para 2º Semestre de 2024

Como se inscrever: por meio de formulário na página de cada programa

Programas disponíveis: confira na página www.catolica.edu.br/pos

Prazos de inscrições: Ciências Genômicas e Biotecnologia (10/06); Políticas Públicas (14/06); Economia (19/06); Governança, Tecnologia e Inovação (19/06); Psicologia (21/06); Educação Física (27/06); Gerontologia (28/06); Direito (08/07); Inovação em Comunicação e Economia Criativa (21/07).

Publicado por Bárbara Fragoso