mar
Projeto de Extensão

Inscrições abertas para o Programa SER+ da UCB

A Universidade Católica de Brasília abre as inscrições para o Programa  SER+, que oferece aos estudantes a oportunidade de participar de projetos de extensão da instituição e em comunidades externas. O cadastro pode ser feito sexta-feira (15), presencialmente, no Bloco D, na Sala 209, no Campus de Taguatinga. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 21h. O edital contempla apenas os projetos internos da UCB, mas ao longo do semestre serão ofertadas novas oportunidades de atuação.

Ao se inscrever no Programa SER+, o estudante deve disponibilizar, no mínimo, 40 horas para a sua participação, preferencialmente no turno contrário ao do seu curso, distribuídas da seguinte forma: 36 horas no projeto de extensão ao qual se inscreveu e quatro horas na UCB para capacitação, elaboração do plano de trabalho e apresentação final (relato das vivências e experiências obtidas no projeto que atuou). Ao final, os participantes receberão um certificado de horas complementares, de acordo com a sua atuação. As horas do programa não equivalem a estágios e nem a monitorias.

Confira os projetos de extensão:

Projeto Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados: Os estudantes do SER+ atuam como mediadores no processo de integração de migrantes e refugiados à língua portuguesa. A iniciativa proporciona uma experiência solidária aos universitários, permitindo-lhes contribuir para a construção da dignidade e cidadania dos atendidos por meio do ensino do idioma. Para mais informações, os interessados podem contatar a Profa. Rândala Maria através do e-mail projetosermais@ucb.br ou pelos telefones 3356-9032/9636 ou 9460.

Projeto Alfabetização Cidadã Digital: Este projeto visa atender pessoas que já são alfabetizadas, mas que carecem de habilidades básicas em tecnologia, como uso de computadores e internet, além de noções de comunicação digital. A proposta abrange desde o uso de ferramentas como o Word até a utilização de aplicativos como WhatsApp e redes sociais. Para mais informações, os interessados podem contatar o Prof. Gislane Pereira Santana por meio do e-mail gislane.santana@p.ucb.br ou pelos telefones 3356-9032/9636 ou 9460.

Centro de Convivência do Idoso – CCI: O CCI é um projeto de extensão da UCB que busca proporcionar um espaço de integração e aprendizado para a terceira idade. Promove atividades recreativas, de lazer, culturais e educativas, visando a promoção da qualidade de vida e a interação intergeracional. Para mais informações, os interessados podem contatar a Profa. Nilza Maria do Valle por meio do e-mail nilza@p.ucb.br, ou pelos telefones 3356-9032/9636 ou 9460.

Clube de Xadrez: Neste projeto, os estudantes voluntários têm a missão de promover o ensino e a prática do xadrez para a comunidade acadêmica e geral. Além disso, são responsáveis pela divulgação do clube, criação de materiais promocionais e organização de recursos para os membros aprimorarem suas habilidades no jogo. Para mais informações, os interessados podem contatar o Prof. Laércio Ferreira dos Santos através do e-mail laercio.santos@p.ucb.br ou pelos telefones 3356-9032/9636 ou 9460.

Cronograma

Após a inscrição, os estudantes devem ficar atentos às demais fases do processo, que incluem a 2ª etapa, com uma reunião Informativa, que ocorrerá no dia 19 de março, das 14h às 15h30, no Bloco M, na sala 002. Durante este encontro, serão fornecidas orientações detalhadas sobre o Programa SER+ e o projeto específico em que cada participante irá atuar. É fundamental a presença dos estudantes, pois a ausência nesta reunião inviabilizará sua participação nas atividades subsequentes.

A 3ª etapa marca o início formal das atividades. Dessa forma, após a participação do estudante na reunião informativa, este deve proceder à entrega do plano de trabalho. O plano de trabalho consiste em um cronograma detalhado das atividades que serão desenvolvidas pelo estudante no programa ou projeto. É necessário enviar o plano de trabalho à coordenação do Programa SER+ para validação antes do início das atividades práticas.

4ª etapa inclui o compartilhamento de experiências dos estudantes, marcado para o dia 03 de julho de 2024. Neste evento, os participantes irão relatar suas vivências e aprendizados adquiridos durante sua atuação no programa, projeto ou instituição. O encontro ocorrerá no Bloco D, na sala 209.

Para mais informações, os estudantes podem entrar em contato por meio dos telefones 3356-9032/9636 ou 9460, ou por e-mail: projetosermais@ucb.br.

Saiba mais

O Projeto SER+ é uma iniciativa da Pró -Reitoria de Extensão da Universidade Católica de Brasília e caracteriza-se como atividade complementar integrante das Horas Complementares constantes nos currículos dos cursos de graduação desta Instituição de Ensino Superior. É um projeto acadêmico que pretende oferecer ao(à) estudante a oportunidade de, ao participar do dia a dia de uma determinada comunidade, entender sua dinâmica, seus problemas, suas peculiaridades e, ajudá-la a pensar soluções.

O Projeto SER+ tem por objetivo ampliar a formação acadêmica do(a) estudante para que ele tenha acesso, não só a conceitos e vivências técnico/científicos, mas também, a conceitos e vivências que consolidem sua formação humanístico/cidadã. Além disso, o Projeto contribuirá significativamente para o desenvolvimento das instituições e comunidades parceiras. São contempladas pelo Projeto SER+ Instituições sem fins lucrativos (creches, asilos, casas de apoio), associações comunitárias, escolas públicas, equipamentos públicos de saúde e projetos de extensão da própria UCB.

Publicado por Bárbara Fragoso

Falando nisso...