out
Startup

Ideias e negócios: UCB promove workshop sobre startups

No dia 21, ocorreu a primeira mentoria sobre startups na Universidade Católica de Brasília (UCB). A turma de design, ministrada pelo professor Leandro Bessa, participou das dinâmicas sobre como materializar ideias para empreender. A iniciativa faz parte do projeto StartUP Católica que terá palestras e oficinas que irão abordar temáticas de criação e gestão de empresas emergentes.

Segundo o doutor em administração, professor Gilberto Josemin, um dos mentores do programa, essa iniciativa propicia aos estudantes a possibilidade de desenvolver empregos, sendo o aluno o criador da proposta de negócio. O objetivo da StartUP Católica é ambientar e trazer os conhecimentos voltados para o modelo de negócio, análise de mercado e o trabalho em coletividade.

O programa de pré-aceleração acontece na UCB desde 2017. O coordenador de desenvolvimento e pesquisa da Universidade, prof. Dr. Alexandre Kieling, está à frente da organização do projeto. “Esse trabalho de pré-aceleração permite que se transformem ideias em negócios […], no sentido de mantermos esse estímulo ao empreendedorismo e essa cultura do empreendedorismo”, afirmou Kieling.

Uma das ferramentas utilizadas com os times tem base no design thinking, método que estimula o processo criativo. De acordo com a mentora Josy Guedes, tal técnica auxilia a entender as necessidades do ser humano,  canalizando o que importa para transformar a vida do outro dentro do negócio.

“Há três etapas: a imersão, a ideação e a prototipação. É assim que a gente vai trabalhar com esses projetos. E a riqueza do design thinking é que ele gera muita conexão com as necessidades das pessoas. Uma das coisas que tenho repetido aqui é que a mãe da inovação é a necessidade […]”, contou Josy Guedes.

Para o estudante de design, Alexsander Barbosa (20), que também participa do projeto, a StartUP Católica é uma oportunidade de capacitação dentro do negócio em que trabalha, a empresa júnior Cajuí. “Está sendo uma experiência boa, porque, como a gente está começando do zero, esse programa de aceleração dá visões que a gente não tinha sobre a nossa própria collab”, disse Alexsander.

Segundo a monitora Karine Soares, a StartUP Católica tem previsão de finalizar os projetos desenvolvidos pelos alunos no dia 7 de novembro com as apresentações das propostas de negócio para uma banca de investidores. Os envolvidos trabalharão para fomentar uma startup, seja um produto ou serviço.

por Olfato – Agência Júnior de Jornalismo e Comunicação: Letícia Lima e Glenielle Alves.

Publicado por Lauana Damacena