Homenagem a pesquisadores de Biotecnologia e Ciências Genômicas

UCB presta homenagem a pesquisadores de Biotecnologia e Ciências Genômicas

Cientistas, em parceria com a empresa americana OneSkin, resultou em um produto cosmético anti-envelhecimento.

Nesta quarta-feira (24), a Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou um ato solene em homenagem a pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB, envolvidos na criação de um cosmético anti-envelhecimento, baseado em bibliotecas de peptídeos (proteínas que atuam no processo de destruição de células envelhecidas) desenvolvidas na instituição.

Foram homenageados os pesquisadores Octavio Franco, Juliana Lott, Thuany de Alencar e Willian Farias, com uma placa e uma medalha, pelo trabalho desenvolvido e pelos resultados obtido em parceria com a empresa americana OneSkin.

O evento contou com a presença do Reitor Prof. Dr. Ricardo Pereira Calegari; o Diretor-Geral da União Brasileira da Educação Católica (UBEC), Artur Nappo; e a Coordenadora do curso de pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia, professora Maria Sueli Soares; além dos convidados e dos pesquisadores homenageados pela instituição.

Na ocasião, o reitor parabenizou o programa de Biotecnologia, os pesquisadores e a parceria com a OneSkin. “Difícil mensurar o quanto é significativo esse momento. Estamos falando de algo que já se tornou realidade. A pesquisa resultou em um produto que está sendo comercializado no mercado americano. Vocês enquanto desenvolvedores dessa tecnologia têm todo o mérito. A pesquisa é um marco para muitas outras que irão acontecer neste programa de Biotecnologia, mas também vai servir de exemplo e inspiração para os outros programas da UCB”, acrescentou.

Segundo o diretor da UBEC, prof. Artur Nappo, a Universidade Católica de Brasília colhe os frutos de ter continuado investindo nos programas de pós-graduação Stricto Sensu. “Esse momento marca a responsabilidade da UBEC em apoiar não só o programa de Biotecnologia, mas os programas de Strictu Sensu”, disse. Ele ainda afirmou que tal investimento eleva a universidade a um patamar diferenciado, além de se tornar um referencial para outras instituições de ensino que queiram apoiar a produção científica nacional.

A professora Maria Sueli Soares também ressaltou o valor do programa e de seus pesquisadores. “Quando a gente pensa em tecnologia, pensamos em TI, e a Biotecnologia é mais complexa que a TI. Fazer Biotecnologia é mais difícil porque é preciso ter um ser vivo. É diferente do computador”, destacou. Sueli apontou ainda os desafios de se fazer pesquisa no País. “No Brasil hoje, para chegar com um produto no mercado como aconteceu com este não é algo trivial, muito pelo contrário”, contou.

Na oportunidade, o professor Octávio Franco falou um pouco sobre a sua trajetória e experiências obtidas durante o processo de pesquisas e estudos. De

acordo com ele, sua maior inspiração foi a busca em servir e ajudar as pessoas por meio da ciência. “Sempre pensei que podia mudar o mundo através da biotecnologia, eu pensava que se eu acertasse um único produto ou um único medicamento eu ajudaria milhões e milhões de pessoas em uma única vez”, disse. Octávio agradeceu à UCB e à UBEC. “Obrigada por acreditar nos nossos sonhos, por todo o apoio”, finalizou.

O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Ciências Genômicas da UCB é um centro de pesquisa que produz impactos significativos nos campos da saúde, agronegócio, solução de problemas ambientais, indústria e prestação de serviços.

Foi implementado em 2000, com conceito seis (6) na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para os cursos de Mestrado e Doutorado, sendo considerado um programa de excelência no país.

O programa tem pesquisadores atuando em diversas áreas, entre elas ciências de saúde e agronomia, com foco nas áreas de concentração de Ciências Genômicas e de Biologia Celular e Molecular.

Fonte: Geovanna Santos, Raphael Costa e Jeanine Bonfo (Agência Olfato UCB)

Publicado por Daiana Silva