//
A abertura oficial das atividades do Hacka Truck ocorreu na tarde do dia 24 de maio, com a presença da reitoria da Universidade Católica de Brasília (UCB), representantes dos cursos de Tecnologia da Informação, da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da UCB e de empresas parceiras, além de egressos e estudantes de TI. O laboratório itinerante montado em um caminhão de 72 metros quadrados estará na Universidade até dia 10 de junho com cursos e palestras sobre inovações tecnológicas e carreiras de TI. Voltado a estudantes da área, o espaço de inclusão digital tem o objetivo de capacitar os futuros profissionais de Programação Swift para Plataforma iOS.
O Pró-Reitor Acadêmico, Daniel Rey de Carvalho, considera a iniciativa um marco importante para a Universidade. Para ele, as metodologias ativas dentro de sala de aula devem ser replicadas dentro da instituição em substituição às aulas convencionais. “Queremos uma situação de aprendizagem onde não haja limites: todo lugar dentro do Câmpus é lugar de aprender, como neste caminhão, por exemplo. Este ambiente nos inspira a desenvolver esta ideia de salas interativas e trabalhos em grupos. Sem aquela relação hierárquica entre professor e estudante, mas uma relação de orientação, de direcionamento do aprendizado. Entretanto, não somente por questões financeiras, mas culturais, não é possível instituir isso de uma vez. Não é todo mundo que está preparado para entrar numa sala assim, seja do ponto de vista do professor ou do estudante”.
Já o coordenador do curso de Ciência da Computação, Vilson Carlos Hartmann, agradeceu a grande parceria acadêmica firmada com a IBM e a logística proporcionada pela Reitoria de Administração para a vinda do Hacka Truck à Universidade. “Trazer esse caminhão para o Câmpus não foi algo simples. Foi necessário cumprir muitas etapas”, disse. As autoridades reconheceram o esforço do professor Douglas José da Silva na construção do projeto desde o início. Segundo ele, “É preciso aproveitar este momento histórico para uma formação diferenciada dentro da universidade”.
A Universidade Católica foi a única instituição privada em Brasília a trazer este espaço para os estudantes. O Pró-Reitor de Administração, Fernando Souza, afirmou que, nesta gestão, a UCB tem como meta ser reconhecida como uma instituição que se preocupa com inovação. “Isso é um desafio muito grande, principalmente, estando em Brasília, uma cidade com tradição no funcionalismo público. O estudante entra pensando em formar um negócio, mas ao longo do curso superior ele muda a mentalidade para o serviço público”. Para o Pró-Reitor Daniel Rey, “Neste ambiente, por meio dos parceiros, estamos conectados diretamente com o mercado. É importante que isso esteja no contexto da formação de vocês”.
Na ocasião, Fernando Souza destacou ainda a importância do ensino continuado. “Este espaço é fascinante. Vocês (estudantes) devem aproveitar, já que todos têm acesso a um smartphone e estamos conectados com as novas tecnologias. Aproveitem o tempo de vocês nas redes sociais para fazer pesquisas de mercado e buscar oportunidades de negócios. Vocês têm um ambiente propício em suas mãos. O convencional para os jovens não serve, por isso, quero fazer a escola do futuro dos meus filhos”.
Hacka Truck
Idealizado pela IBM Brasil e Flextronics, em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado e colaboração da Apple, o projeto possui uma proposta inovadora: o laboratório funciona dentro de um caminhão mobiliado com mesas, cadeiras, computadores, TVs, armários, e repleto de elementos gráficos que lembram tecnologia. Enquanto o laboratório não estiver servindo de sala de aula para os estudantes, poderá ser visitado pelo público. Das 12h às 14h e das 18h às 20h, os visitantes poderão ver como funciona uma impressora 3D, um projetor touch screen e óculos de realidade aumentada. Os estudantes da UCB se inscreveram antecipadamente pelo site para realizar um curso de EaD sobre Swift com o objetivo de adquirir as primeiras noções sobre a linguagem.
Palestras
25 de maio, quarta-feira, 17h às 18h
Palestra: Empreendedorismo na prática. O que aprendi errando e acertando em projetos e negócios? Com Marcos Cunha (Storica Media)
31 de maio, terça-feira, 17h às 18h
Palestra: Desmistificando DevOps. Com Wagner Arnaut
1º de junho, quarta-feira, 17h às 18h
Palestra: Qual a importância do Storage no BigData? Com Rodney Araújo
2 de junho, quinta-feira, 17h às 18h
Palestra: Cloud em ambiente Power. Com Gustavo Morais
3 de junho, sexta-feira, 17h às 18h
Palestra: Apresentação Oficina do Futuro
4 de junho, sábado
Palestra: Carreiras em TI. Com Roberto Cavalcante
6 de junho, segunda-feira, 17h às 18h
Palestra: Novas Tendências em TI. Com Ludmila Salimena
7 de junho, terça-feira, 17h às 18h
Palestra: Blockchain: Pra quê serve? Com Carlos Henrique Duarde
8 de junho, quarta-feira, 17h às 18h
Palestra: Infraestrutura. Com Leandro Couto
9 de junho, quinta-feira, 17h às 18h
Palestra: Bluemix. Com Deivson Costa