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Diante dos desafios diários da docência, professores das Unidades de Missão do Grupo UBEC, Educação Básica e Ensino Superior, reinventaram-se, inovaram e fizeram a diferença na Educação. E, por suas iniciativas, foram premiados nos Prêmios Multiplica Práticas Inovadoras (MuPI).
Realizado anualmente, o MuPI, já na terceira edição na Educação Básica e na segunda no Ensino Superior, promove o desenvolvimento da aprendizagem ativa e o engajamento discente.
O objetivo é valorizar metodologias inovadoras que integrem ações criativas, favoreçam a autonomia e, ainda, estimulem o uso de diferentes tecnologias e abordagens interdisciplinares.
Premiação
Confira os vencedores dos MuPIs 2024:
1º lugar: Empreendendo na Prática: Protagonismo e Inovação no Ensino Superior – Lidiane dos Santos Silva – UniCatólica
O projeto foi pensado para incentivar estudantes do último ano dos cursos de Administração e Ciências Contábeis a criar e gerenciar suas próprias empresas, a fim de conectar teoria e prática, proporcionando a vivência real dos desafios do mercado, bem como fortalecendo o protagonismo estudantil por meio da abertura e gestão de empresas reais.
A ação não apenas estimulou o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, mas também fortaleceu a cultura do empreendedorismo e a capacidade de inovação, preparando os estudantes para a inserção no ambiente profissional.
A implementação da prática de criação e gestão de negócios reais no ambiente acadêmico demonstrou ser uma estratégia pedagógica inovadora e transformadora.
O projeto permitiu que os alunos vivenciassem o ciclo completo de um empreendimento, desde a concepção da ideia até a execução e avaliação dos resultados.
2º lugar: Jogos para Prevenir o Abuso Sexual entre Crianças e Adolescentes – Rodrigo Cristiano Alves – Unileste
O projeto foi criado com o objetivo de conscientizar, prevenir e contribuir de maneira significativa no combate ao abuso sexual infantil. Os estudantes dos cursos de Psicologia e Publicidade e Propaganda desenvolveram uma versão inovadora de jogos educativos.
Foram criados jogos de cartas, memória e tabuleiro, de forma lúdica e criativa, com linguagem adequada ao público para gerar identificação e melhor compreensão.
Além de trazer luz a um tema delicado, os jogos também foram cuidadosamente adaptados para atender às necessidades especiais das crianças com autismo.
Os jogos foram disponibilizados para uso em projetos de extensão e estágios realizados pelos estudantes em instituições de Educação Básica.
3º lugar: Arte e Movimento: Explorando Músculos com Body Painting – Isabela Almeida Viana Ramos – UCB
O projeto teve por objetivo demonstrar como a prática de body painting, aplicada ao ensino da anatomia, permitiu que os alunos visualizassem e sentissem as estruturas musculares em seus próprios corpos.
Além disso, a abordagem valorizou o protagonismo estudantil ao incentivar a participação ativa e colaborativa, em que os alunos não só observam, mas também se tornavam “modelos vivos”, facilitando a retenção e a compreensão do conteúdo.
Os alunos demonstraram compreensão mais aprofundada da origem, inserção e função dos músculos com a técnica. A visualização e aplicação direta dos conceitos facilitou a assimilação dos conteúdos e a conexão entre teoria e prática.
A participação ativa dos alunos e a qualidade das discussões durante as aulas evidenciaram um entendimento mais profundo dos conceitos anatômicos.
1º lugar: Protótipos Sustentáveis dos Bonecos do Minecraft: Integrando Robótica e Educação Ambiental – Niara Gomes Augusto e Denise Macedo Cardoso – Colégios Católica Padre de Man e Timóteo
O projeto foi criado a partir da necessidade de promover a conscientização ambiental e o aprendizado prático de robótica entre os alunos do 5º ano.
Os estudantes adquiriram habilidades em robótica e sustentabilidade, compreendendo a importância dos materiais recicláveis e da programação.
Por meio do trabalho colaborativo, os conceitos ensinados foram colocados em prática, estimulando a criatividade. Com isso, foram criados os bonecos Alex e Steve, protótipos que movimentam os braços e têm olhos iluminados por meio de Arduino.
A experiência demonstrou o potencial da robótica educacional como ferramenta para integrar conhecimentos multidisciplinares e promover valores de sustentabilidade desde a infância.
2º lugar: Corpo Humano em Foco: Construção de Modelos para Aprendizagem na Disciplina de Habilidades Médicas – Alice Arantes Carneiro e Sheila Souza Vieira – Colégios Católica Padre de Man e Timóteo
O projeto visava à construção de modelos anatômicos e fisiológicos pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio, integrando teoria e prática na disciplina de Habilidades Médicas.
Utilizando materiais simples e acessíveis, os alunos foram desafiados a criar representações tridimensionais dos sistemas do corpo humano.
Por meio desse trabalho, os estudantes melhoraram a compreensão dos sistemas fisiológicos humanos, desenvolvendo habilidades práticas e de trabalho colaborativo, bem como estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas, além da melhoria do desempenho acadêmico nas disciplinas relacionadas às ciências da saúde.
Cada grupo de alunos foi responsável por um sistema: cardiovascular, respiratório, digestivo, nervoso, entre outros.
A metodologia adotou uma abordagem ativa e colaborativa, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo na construção dos modelos, seguindo orientações do material Bernoulli para fundamentação teórica e aplicativos de realidade aumentada na visualização de modelos 3D.
3º lugar: Modelagem Matemática do Movimento: Aerodinâmica e Hidrodinâmica em Ação – Andreia Cristina Maia Viliczinski – Colégio Católica Machado de Assis
O projeto envolveu turmas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e foi motivado pela necessidade de abordar a falta de interesse dos alunos com a disciplina.
O principal objetivo do projeto foi compreender e aplicar os princípios da hidrodinâmica na construção de barcos e da aerodinâmica na construção e nos lançamentos de foguetes utilizando materiais recicláveis.
Além de fortalecer a compreensão dos alunos sobre os princípios matemáticos e físicos, o projeto fomentou o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade e a colaboração.
Ao explorar conceitos avançados de aerodinâmica e hidrodinâmica, o projeto não apenas complementou o currículo escolar, mas também destacou a importância dessas áreas em tecnologias emergentes e sustentáveis.
O uso de materiais recicláveis nas atividades práticas conectou os alunos a questões contemporâneas, como sustentabilidade e inovação tecnológica, reforçando valores essenciais para a formação integral.