mar
Graduação

UCB oferta graduação para pessoas que trabalham com reciclagem

Formação no eixo tecnológico de Gestão e Negócios da Universidade reúne estudantes que desejam investir no segmento de cooperativismo

Direcionado ao planejamento e gerenciamento de atividades de cooperativas, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Universidade Católica de Brasília (UCB) conta com a primeira turma de estudantes neste semestre. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Distrito Federal (Sescoop/DF), o curso técnico é voltado ao desenvolvimento, gerenciamento e incentivo de diferentes atividades relacionadas ao associativismo.

A maioria dos estudantes do curso são de cooperativas de bens e serviços, atuando diretamente no ramo da reciclagem, com gestão de resíduos. “É uma oportunidade ímpar para uma parcela da população que sequer pensava em estar na UCB. Vimos o quanto estamos conectados com o desejo de mudar a vida de pessoas que não tinham acesso ao ensino superior, e com essa parceria com o Sescoop/DF esse acesso agora é realidade”, destaca o coordenador do curso, Rafael Gonçalves.

De acordo com ele, as pessoas matriculadas já atuam no segmento, e o curso tem o foco na profissionalização de gestores e de futuros líderes. “Para que possam atuar de forma mais assertiva”, complementa.

Formação

Além da orientação de elaborar e desenvolver projetos em diversos segmentos da comunidade, o curso tem o foco na implantação e no gerenciamento de diversos setores de uma cooperativa. As alternativas de prosseguimento de estudos posteriormente, na Pós-Graduação, incluem, por exemplo, as áreas de Gestão e Administração.

O campo de atuação desse público engloba possibilidades em cooperativas singulares, cooperativas centrais, federações e confederações de cooperativas; empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; órgãos públicos com atividades relacionadas a cooperativas; sistema OCB/SESCOOP, institutos e centros de pesquisa; e instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

“A nossa Aula Magna foi muito emocionante. Os alunos gostaram bastante. Essas pessoas não tinham antes essa oportunidade de focar no estudo”, ressalta o professor Rafael Gonçalves, ao detalhar que a reputação da UCB interfere na reflexão existencial acerca de onde os estudantes vieram, onde estão e para onde vão. “A gente trabalha com sonhos e somos a Universidade do Futuro”, acrescenta.

Publicado por Bárbara Fragoso