Gastronomia da UCB movimenta a Campus Party com competição 3D

Estudantes e professores do curso de Gastronomia da UCB participaram da competição culinária “Printer Chef”, entre 28 e 30 de março, na 6ª edição da Campus Party Brasília (CPBSB6). Oferecida com o apoio do curso da universidade, a disputa levou tecnologia à cozinha ao propor a produção de pratos em impressoras 3D com insumos da culinária tradicional. O evento ocorreu nesse feriado de Páscoa, na Arena Mané Garrincha. Do total de 16 competidores que participaram, após as seletivas, os estudantes Jesiel Ferreira Soares, da UCB, Giovana Esposito, do UniCeub, e Fernando Aureliano de Souza, do UDF, formaram o pódio no último sábado (30). Os finalistas participarão da disputa nacional, em São Paulo, com passagens aéreas e outros benefícios garantidos.

Durante a batalha, os estudantes selecionados foram desafiados a criar as receitas utilizando alimentos impressos em 3D. Além da UCB, os preparativos da organização do torneio envolveram as empresas Printer e a Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia (EBAC). As professoras Cristine Savi, Alessandra dos Santos, Fernanda Avena, Ana Paula Sabbag e Amanda Alves, da Católica de Brasília, estiveram à frente dos preparativos.

Sala de aula prática

“O evento está muito legal e emocionante”, destacou a coordenadora dos cursos de Nutrição e de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília, Cristine Savi Fontanive. “Além de todas as inovações que nós estamos acompanhando ao nosso redor, estamos nos dedicando ao máximo aqui, no Printer Chef, que é um concurso gastronômico aberto a todos os estudantes de gastronomia do Distrito Federal e de outras faculdades”, explicou, ao detalhar que 30 estudantes e docentes de Gastronomia da Universidade trabalharam na produção do desafio, incluindo as etapas de seleção dos candidatos, escolha das receitas, elaboração de listas de compras e na execução.

Segundo Cristine, a impressão de alimentos em impressora 3D está diretamente ligada è produção de pesquisas inovadoras na UCB, nos cursos de Nutrição, Gastronomia e em programas de Mestrado e Doutorado. “Por meio desse processo, há valor nutricional aos alimentos impressos. Então, um simples purê de batata, por exemplo, feito com comida de verdade, é impresso em formato que a gente quiser, com a possibilidade de conter vitaminas, minerais, fibras proteínas e tudo o que a gente precisar para que fique mais nutritivo. Isso pode ser usado em merenda escolar, em suplementação de alimentação de idosos, além de várias aplicabilidades”, explicou.

“É emocionante estar aqui, na Campus Paty. Estamos com os nossos estudantes, convivendo com tudo o que tem de mais moderno e tecnológico. Essa convivência para mim, como docente, é muito importante. É estimulante e inspiradora. Isso tudo a gente aplica depois em sala de aula”, complementou a docente Cristine Savi Fontanive.

Gosto familiar pela cozinha

Isabel Monteiro, 56 anos, estudante do  4º semestre do curso de Gastronomia da UCB, foi uma das competidoras do concurso. Com frio na barriga antes do desafio, estava orgulhosa por ter sido selecionada. “É grandioso estar aqui. Já com a idade que tenho resolvi estudar. Para mim, tudo está sendo muito novo. Amo cozinhar e gosto de desafios”, contou. Apesar do gosto pela Gastronomia, anteriormente Isabel trabalhava como cabeleireira.

“Me sinto renovada com a minha matrícula na Universidade”, garantiu Isabel, ao indicar que partiu do dia a dia na própria cozinha, em casa, para uma configuração mais profissional. “Sempre gostei muito de fazer isso. Cozinho com muito amor. Aprendi a cozinhar com a minha mãe e com as minhas tias, desde pequena. Todas as mulheres da minha família são super cozinheiras”, complementou.

Publicado por Bárbara Fragoso