//
2025
maio
14
Eventos

Feira de Carreiras 2025: UCB prepara alunos para o mercado

Por: Carollyne Oliveira, estudante do curso de Jornalismo

A Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou nesta terça-feira, 13 de maio, a primeira edição da Feira de Carreira da UCB. O evento, idealizado pela professora e coordenadora do UCB Carreiras, Gabrielle Garcia, e sua equipe, teve como objetivo estreitar laços entre estudantes, profissionais e mais de 30 empresas convidadas. A feira contou com stands de empresas, palestras, consultorias de carreiras, análise de currículos, bate papos com recrutadores e circuito de jogos propostos pelas empresas.

A iniciativa atraiu centenas de estudantes e egressos, inclusive de outros estados, sendo um dos momentos mais aguardados pelos universitários do semestre, especialmente por aqueles que gostariam de ingressar no mercado de trabalho.

“Gostaríamos de mostrar, aos estudantes, a infinidade de possibilidades que você pode ter em uma carreira. A ideia é justamente essa, preparar os estudantes para que saiam da universidade com boas perspectivas de empregabilidade.” explicou Gabrielle.

Visão do mercado sobre a Feira de Carreiras da UCB

O evento contou com a presença de empresas como Hospital Santa Lúcia, Colaborhe, Neoenergia, Monster, entre várias outras. Para as marcas, a feira vai além da seleção de currículos, é um momento para conhecer a nova geração de profissionais, a oportunidade de identificar perfis promissores, a chance divulgar o nome das empresas e promover networking. “Viemos em busca de novos profissionais a fim de somar em nossa equipe e ajudá-los a se desenvolverem.” diz Jaqueline, representante da equipe de recrutamento e seleção RH do hospital Santa Lúcia.

Além da formação técnica, os representantes das marcas contaram que buscam competências e habilidades como proatividade e interesse genuíno pela área. “Procuramos perfis que queiram crescer na carreira, que sejam proativos e principalmente demonstrem interesse em aprender coisas novas e adquirir novas experiências.” afirma Brenda Souza, jovem aprendiz da Neoenergia.

Além disso, as empresas aproveitam a visibilidade estratégica que o evento oferece, fortalecendo sua marca entre estudantes e futuros profissionais para ampliar o networking entre empresas e alunos. “Queremos incluir os jovens na nossa empresa e nosso intuito hoje é a divulgação da marca, adquirindo pontos de vendas pela universidade.” conta Marcos Vinícius, representante da Monster.

Para a organização do evento essa troca é fundamental. Ao mesmo tempo que os estudantes adquirem experiências e orientação, as empresas conhecem futuros profissionais e a fortalecem suas marcas na comunidade universitária. “Eu acredito que a feira é uma oportunidade importante para nossa carreira, é uma maneira de fazer networking e nos conectar com possíveis empregadores.” diz Flávio Rodrigues, aluno egresso da UCB. Ele complementa que através das palestras e bate papos, a feira soma ao crescimento profissional. “Consegui muitos contatos e oportunidades que estão me alavancando profissionalmente aqui em Brasília e em outros estados. Recomendo muito que os alunos participem da feira de carreiras, sejam eles da UCB quanto de outras faculdades e estados.” finalizou.

Conselho aos estudantes

Para a professora Gabrielle, a feira de carreiras é mais que apenas entregar currículos, é uma oportunidade chave para se conectar com o mercado de trabalho e entender melhor sobre si profissionalmente.”O primeiro passo é o autoconhecimento, assim o aluno pode planejar suas ações futuras e atingir seu objetivo profissional.” aconselha. Os estudantes que precisarem do apoio na carreira podem entrar em contato com a coordenação pelo instagram @ucbcarreiras, pelo whatsapp 33569076 ou presencialmente na sala M115 no bloco M do campus Taguatinga.

Com o ótimo resultado da primeira feira, a Universidade Católica de Brasília já planeja as próximas edições.

Publicado por Lorenna Kuroda
Skip to content