maio

Extensão: Mutirão oftalmológico atendeu 200 crianças

Aproximadamente 200 crianças foram atendidas. Marcio Coura, estudante do oitavo semestre do curso de medicina da UCB, um dos voluntários da ação, além de realizar os exames, aproveitava para dar dicas às mães. Cada atendimento, explicava Márcio, “demora cerca de cinco minutos, se não necessitar dilatar a pupila ou fazer um diagnóstico mais aprofundado”, por isso foi possível atender tanta gente em tão pouco tempo.

Rosângela da Silva de Souza, mãe de cinco crianças, saiu mais que agradecida. Segundo ela foi  “uma maravilha, principalmente pra gente que não tem condição de pagar particular. O governo até que tem o atendimento, mas leva dois ou três anos para atender”.

De acordo com o professor Benedito, serão fornecidos, gratuitamente, óculos para todas as crianças atendidas que precisarem usá-los. Haverá doações no próximo sábado, durante um mutirão que ocorrerá em Santa Maria, disse Benedito.

Ao todo o Ciranda atende a 500 crianças com idade entre 6 e 14 anos. O projeto de extensão da Universidade Católica visa o desenvolvimento e acompanhamento em diversos campos como música, educação, inclusão digital, alimentação, formação de valores humanos e cidadãos. Cada criança pode participar por um ano, podendo ser prorrogado. Segundo Jonas, gestor do projeto, hoje existe uma lista de espera para participação.

Por André de Castro

Publicado por Tiago Mendes